Plataforma distribui botão de pânico gratuito para mulheres vítimas de violência doméstica

 Plataforma distribui botão de pânico gratuito para mulheres vítimas de violência doméstica

Foto: divulgação

botão-do-panico
Foto: divulgação

Os casos de violência doméstica aumentaram em 8,5% no Paraná em 2020, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. No Brasil, os casos de feminicídio cresceram em 22% entre março e abril deste ano em 12 estados, em comparação com 2019.

Pensando nisso, uma iniciativa desenvolveu um botão de pânico distribuído gratuitamente para mulheres em situação de violência doméstica. Vinculado ao aplicativo Âmago, o botão, do tamanho de uma moeda manda um alerta para até cinco contatos próximos caso a mulher se sinta ameaçada, conforme explica a gerente de expansão do aplicativo, Ana Carolina Braga.

A partir da localização e do alerta, a rede de apoio pode acionar a polícia ou tomar alguma ação para ajudar a vítima. A gerente reforça a importância da rede de apoio. 

Ana Carolina destaca que, muitas vezes, as vítimas de violência doméstica perderam a crença na eficiência do sistema público. A iniciativa é financiada por empresas  privadas que tenham interesse em doar botões do pânico. Assim, as mulheres recebem gratuitamente. O primeiro lote de botões será distribuído dentro de 30 dias. Para conseguir o botão, é preciso fazer um cadastro no site www.amago.app.

A recomendação é que a vítima cadastre o endereço de alguém da rede de apoio para a entrega do botão, considerando que muitas vezes as vítimas moram com o agressor. No Paraná, a denúncia pode ser feita pelo telefone 190 ou pelo 181, inclusive de forma anônima.


Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem