PolíticaEleições 2018

PM atende 76 ocorrências no segundo turno no Paraná

 PM atende 76 ocorrências no segundo turno no Paraná

Foto: divulgação/ Soldado Amanda Morais

Foto: divulgação/ Soldado Amanda Morais

Durante todo o dia de votação, o Paraná teve registro de 76 ocorrências atendidas pela Policia Militar. Segundo balanço divulgado ontem (28) à noite, 20 pessoas foram detidas e 14 assinaram termos circunstanciados. Somente em Curitiba, a Polícia Militar atendeu 33 ocorrências. Com 76 situações em que a PM foi chamada no Estado, o segundo turno superou o primeiro, quando foram registrados 58 atendimentos.

Segundo a PM, em Curitiba, região metropolitana e Litoral as equipes policiais atenderam três ocorrências de crimes eleitorais, mas nenhuma pessoa foi presa. No Norte do Estado foram oito ocorrências atendidas e três pessoas detidas; no Noroeste paranaense foram 11 situações de crimes eleitorais e sete encaminhamentos; na região dos Campos Gerais as equipes receberam nove ocorrências e prenderam seis pessoas; Na região Oeste e Sudoeste do Paraná foram 12 ocorrências e quatro prisões. O trabalho envolveu mais de 10 mil policiais militares e 1,7 mil viaturas.

O coronel António Zanatta Neto, chefe do Estado Maior da PM do Paraná, destaca as principais ocorrências, mas ressalta que a eleição foi considerada tranquila, sem registro de problemas graves.

De acordo com o coronel, a maioria das ocorrências foi originada por denúncias telefônicas. A presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva preso na Polícia Federal, no Bairro Santa Cândida, exigiu atenção especial com a segurança em Curitiba.

Segundo o chefe do estado maior da PM, câmeras de segurança foram instaladas no começo das eleições para ajudar no monitoramento da região.

O balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral aponta que no Paraná houve 82 ocorrências, não necessariamente com atendimento policial. Entre elas, sete são casos de uso de equipamento proibido durante o voto, dois casos de perturbação do trabalho de mesários, dois por boca urna, dois por desobediência e cinco por propaganda eleitoral. A Polícia Civil também abriu um inquérito por propaganda eleitoral extemporânea.

No balanço, 60 ocorrências foram classificadas como “outras”, que não chegaram a resultar em detenções ou acionamento da policia. Em todo o País, o Tribunal Superior Eleitoral registrou 179 prisões de pessoas que praticaram irregularidades no dia da votação.

Reportagem: Narley Resende/ equipe

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Governo mantém previsão de pedágio por menor tarifa

Governo mantém previsão de pedágio por menor tarifa

Ainda não há previsão de licitação, mas a expectativa é concluir o processo em 2023

Governador do Paraná abre os trabalhos na Assembleia Legislativa

Governador do Paraná abre os trabalhos na Assembleia Legislativa

A mensagem do governador faz parte do rito institucional previsto na Constituição

Assembleia Legislativa retoma aos trabalhos

Assembleia Legislativa retoma aos trabalhos

O governador Ratinho Junior (PSD) fará a apresentação do plano de governo aos 54 deputados

Alep retoma sessões plenárias nesta segunda (6) com Ratinho Jr

Alep retoma sessões plenárias nesta segunda (6) com Ratinho Jr

Governador fará apresentação do plano de governo, expondo a situação econômica e administrativa do Estado