PolíticaEleições 2018

PM atende 76 ocorrências no segundo turno no Paraná

 PM atende 76 ocorrências no segundo turno no Paraná

Foto: divulgação/ Soldado Amanda Morais

Foto: divulgação/ Soldado Amanda Morais

Durante todo o dia de votação, o Paraná teve registro de 76 ocorrências atendidas pela Policia Militar. Segundo balanço divulgado ontem (28) à noite, 20 pessoas foram detidas e 14 assinaram termos circunstanciados. Somente em Curitiba, a Polícia Militar atendeu 33 ocorrências. Com 76 situações em que a PM foi chamada no Estado, o segundo turno superou o primeiro, quando foram registrados 58 atendimentos.

Segundo a PM, em Curitiba, região metropolitana e Litoral as equipes policiais atenderam três ocorrências de crimes eleitorais, mas nenhuma pessoa foi presa. No Norte do Estado foram oito ocorrências atendidas e três pessoas detidas; no Noroeste paranaense foram 11 situações de crimes eleitorais e sete encaminhamentos; na região dos Campos Gerais as equipes receberam nove ocorrências e prenderam seis pessoas; Na região Oeste e Sudoeste do Paraná foram 12 ocorrências e quatro prisões. O trabalho envolveu mais de 10 mil policiais militares e 1,7 mil viaturas.

O coronel António Zanatta Neto, chefe do Estado Maior da PM do Paraná, destaca as principais ocorrências, mas ressalta que a eleição foi considerada tranquila, sem registro de problemas graves.

De acordo com o coronel, a maioria das ocorrências foi originada por denúncias telefônicas. A presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva preso na Polícia Federal, no Bairro Santa Cândida, exigiu atenção especial com a segurança em Curitiba.

Segundo o chefe do estado maior da PM, câmeras de segurança foram instaladas no começo das eleições para ajudar no monitoramento da região.

O balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral aponta que no Paraná houve 82 ocorrências, não necessariamente com atendimento policial. Entre elas, sete são casos de uso de equipamento proibido durante o voto, dois casos de perturbação do trabalho de mesários, dois por boca urna, dois por desobediência e cinco por propaganda eleitoral. A Polícia Civil também abriu um inquérito por propaganda eleitoral extemporânea.

No balanço, 60 ocorrências foram classificadas como “outras”, que não chegaram a resultar em detenções ou acionamento da policia. Em todo o País, o Tribunal Superior Eleitoral registrou 179 prisões de pessoas que praticaram irregularidades no dia da votação.

Reportagem: Narley Resende/ equipe

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia