Política

PMDB-PR abre processo para expulsar Rocha Loures

 PMDB-PR abre processo para expulsar Rocha Loures
Foto: Narley Resende/Band News Curitiba
Foto: Narley Resende/Band News Curitiba

Um processo de expulsão foi aberto no Conselho de Ética do PMDB do Paraná contra o suplente de deputado federal Rodrigo Rocha Loures, ex-assessor do presidente Michel Temer. Em encontro estadual do partido hoje (sexta), em Curitiba, o senador Roberto Requião, presidente do PMDB do Paraná, revelou que o processo está em análise. No evento, que reuniu prefeitos, vereadores e demais lideranças do partido no Estado, Requião disse que tem dificuldade em entender o que aconteceu com Rocha Loures.

Ex-chefe de gabinete de Requião, Loures foi filmado com uma mala com 500 mil reais em um flagrante controlado pela Polícia Federal para compor a formalização da delação da JBS. O senador adiantou que um processo foi aberto contra Loures no partido.

Durante discurso aos colegas de partido de todo o estado, Requião citou a relação próxima que tinha com Rocha Loures, com a família e como correligionário. O senador contou que se emocionou quando viu o ex-colega carregando a mala de dinheiro.

Segundo o senador, a delação dos irmãos Batista, proprietários da JBS, foi arquitetada pelo departamento de Estado norte-americano. Ele reforça que não está defendendo os envolvidos. Requião disse que convocou uma reunião no Senado com o procurador-geral da República Rodrigo Janot e com o ex-procurador da Lava Jato Marcello Miller, que atualmente trabalha como advogado na produção do acordo de delação da JBS.

 

Durante o encontro estadual do PMDB, o senador paranaense fez duras críticas ao presidente Michel Temer, que é presidente do PMDB Nacional. Rodrigo Rocha Loures foi filmado recebendo de dinheiro em investigação da Operação Patmos da Polícia Federal. A investigação é baseada na delação premiada da JBS. O ex-deputado não foi preso em flagrante porque a PF e o Ministério Público Federal optaram por realizar uma ação controlada, em que abrem mão do flagrante para tentar descobrir outros participantes da conduta criminosa. A partir do monitoramento de Rocha Loures, o STF abriu inquérito para investigar o presidente Michel Temer. Em recurso apresentado ontem (quinta-feira) à noite, o procurador-geral Rodrigo Janot pediu novamente a prisão de Rocha Loures e disse que isso é “imprescindível para a garantia da ordem pública e da instrução criminal”. Janot justifica que há no inquérito aberto pelo Supremo escutas telefônicas e outras provas que demonstram que Loures atuou para obstruir as investigações da Operação Lava Jato. A decisão sobre o pedido de prisão será avaliada pelo ministro Edson Fachin, relator da delação da JBS no Supremo Tribunal Federal.

Avatar

Band News FM

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Relator do processo, vereador Professor Euler votou pela cassação do mandato da parlamentar

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Projeto quer acabar com a isenção do ICMS concedida a estabelecimentos que importam o produto

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Ainda não há data para que a proposta seja analisada e votada em plenário