Polícia desarticula organização criminosa envolvida em fraudes contra idosos
Por conta a ação criminosa, mais de 100 idosos tiveram prejuízos financeiros
Pelo menos doze pessoas são presas durante operação da Delegacia de Estelionatos de Curitiba. São cumpridos nesta quinta-feira (07), 60 ordens judiciais contra uma organização criminosa especializada em aplicar golpes em idosos. O alvo são pessoas investigadas por estelionato, falsificação de documentos e associação criminosa.
As investigações iniciaram em 2022 e revelaram que o grupo utilizava documentos das vítimas para abrir contas em bancos virtuais e fazer empréstimos indevidos. Os criminosos alugavam espaços e se passavam por agentes de empresas de refinanciamento e empréstimos para renegociar dívidas, como explica o Delegado Emanuel Davi.
Os suspeitos fizeram mais de 100 idosos que tiveram prejuízos significativos. Outra operação foi realizada em dezembro de 2023, seis integrantes do grupo foram presos em flagrante em Curitiba, local onde eles aplicavam os golpes. Nesta primeira operação foram apreendidos vários documentos que pertenciam aos idosos. Os mesmos presos em flagrante voltaram a cometer o crime em parceria com outros envolvidos.
Os criminosos alugavam espaços e se passavam por agentes de empresas de refinanciamento e empréstimos para renegociar dívidas. Os suspeitos fizeram mais de 100 idosos que tiveram prejuízos significativos.
Cerca de 80 policiais participam da operação nesta quinta-feira em Curitiba, Araucária, Colombo e Almirante Tamandaré. As investigações continuam para identificar outros criminosos e avaliar o impacto financeiro total das fraudes.
Informação: Lúcio André