Polícia Federal prende quadrilha de contrabando de cigarros que matou mulher em acidente em 2016

 Polícia Federal prende quadrilha de contrabando de cigarros que matou mulher em acidente em 2016

(Foto: divulgação/PF)

(Foto: divulgação/PF)

A Polícia Federal deflagrou hoje (11) uma operação no Norte do Paraná para prender os líderes de uma quadrilha especializada no contrabando de cigarros paraguaios. Estão sendo cumpridos 20 mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão. Ao longo dos últimos três anos, a PF já prendeu 204 membros dessa organização criminosa. Dessa vez, os investigadores identificaram os líderes do grupo.

A quadrilha trazia os cigarros do Paraguai via Salto Del Guairá, na fronteira com a cidade paranaense de Guaíra, e transportava as mercadorias por rodovias até o estado de São Paulo. Segundo o delegado regional de Combate ao Crime Organizado, Ricardo Hiroshi, a logística é usada para trazer outras mercadorias além dos cigarros.

Segundo a PF, o grupo tinha uma rede de funcionários, olheiros, barqueiros, carregadores e motoristas, e chegou a utilizar 6.700 linhas de telefone em nome de terceiros para praticar os crimes. A investigação contra o grupo começou quando um caminhão carregado de cigarros piratas bateu contra um carro no Contorno Norte de Maringá, em maio de 2016, matando uma mulher. Os criminosos fugiram, mas deixaram a carga.

Desde então, a PF apreendeu 105 mil caixas de cigarro da quadrilha, avaliadas em R$ 250 milhões. Os mandados estão sendo cumpridos em quatro cidades do Paraná e uma em Mato Grosso do Sul. Os alvos da operação são investigados pelos crimes de contrabando, receptação, organização criminosa, falsidade ideológica e corrupção ativa.

Eles ainda devem responder por homicídio culposo no caso do acidente que matou uma mulher em Maringá, em 2016. A operação foi batizada de Contorno Norte.

Reportagem: Estelita Carazzai

(Foto: divulgação/PF)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem