Pontal do Paraná sobe na classificação do Ministério do Turismo

 Pontal do Paraná sobe na classificação do Ministério do Turismo

(Mapa do Turismo: MTur)

(Mapa do Turismo: MTur)

A cidade de Pontal do Paraná é a que teve o melhor desempenho em promover atividades turísticas no Estado, depois de Curitiba e Foz do Iguaçu. É o que mostra o Mapa do Turismo Brasileiro, atualizado em fevereiro e divulgado pelo Ministério do Turismo. Pontal do Paraná subiu na categorização feita pelo Mtur, que define os valores que vão ser repassados pelo Ministério para investimento na área. Até 2016, a cidade aparecia na categoria C e em 2017 passou para a B.

Ela está na lista de 358 municípios brasileiros que tiveram crescimento na atuação do turismo nos últimos anos. A classificação é feita com base em quatro variáveis de desempenho econômico, considerando o número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem e as estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais.

Segundo a diretora técnica da Paraná Turismo, Deise Bezerra, o crescimento do setor hoteleiro trouxe a reclassificação para Pontal.

Os municípios são divididos em cinco categorias, que definem os valores que serão repassados pelo Ministério do Turismo para investimento na área. As posições vão de “A” – que é a melhor classificação – até “E”, sendo que apenas municípios classificados entre A e D podem receber recursos federais para promoção de eventos, por exemplo. Pontal do Paraná agora ampliou o teto de recursos do Ministério do Turismo, que pode chegar a 500 mil reais por ano.

No Paraná, 283 cidades estão em alguma das cinco categorias. O estado é o quarto com maior potencial turístico do país, atrás de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem