ParanáCidades

Ponte de Guaratuba: obras começam em 2022, diz governador

Ratinho Junior reafirmou o compromisso de iniciar a execução da obra ainda neste ano

 Ponte de Guaratuba: obras começam em 2022, diz governador

Foto: Arnaldo Alves/Arquivo AENCuritiba, 19/03/2018., Foto: Arnaldo Alves/ANPr

O governador Ratinho Junior (PSD) reafirmou hoje (quinta, 12) o compromisso de iniciar ainda neste ano as obras de construção da Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná. Segundo ele, o projeto representa o “fim de uma espera de 30 anos”. Apesar da previsão positiva, ainda não há data certa para o lançamento do edital. Os estudos ambientais contratados e o consórcio escolhido para executar as obras tem até o mês de setembro para entregar a documentação. Em uma série de mensagens pela internet, o governador destacou que o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental está concluído desde o primeiro ano da gestão.

Os projetos de engenharia e execução das obras não podem ser licitados antes da entrega do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental. Devido à complexidade da construção, os estudos ambientais precisam avaliar os eventuais impactos em todas as estações do ano. Os relatórios iniciados no ano passado devem ser concluídos dentro de quatro meses.

Enquanto não existe a Ponte de Guaratuba, a travessia da baía é feita exclusivamente pelo ferry-boat, alvo de muitas reclamações pela péssima qualidade do serviço prestado. Atrasos frequentes, filas quilométricas, má estado de conservação das embarcações e atracadouros, acidentes e balsas à deriva estão entre as principais queixas dos últimos meses. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) aponta que a travessia tem um movimento estimado entre 70 mil e 100 mil veículos por mês, chegando a 200 mil durante a temporada de verão.

Reportagem Angelo Sfair

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Intenção de consumo do paranaense cresce em setembro

Intenção de consumo do paranaense cresce em setembro

Alta de setembro foi de 4% e voltou a patamar de satisfação com 100,8 pontos

300 mil domicílios do Paraná não têm acesso à internet

300 mil domicílios do Paraná não têm acesso à internet

Segundo o IBGE, o acesso à rede cresceu 5 pontos porcentuais, chegando a 90%

Primavera começa com baixas temperaturas

Primavera começa com baixas temperaturas

Expectativa é de chuvas influenciadas pelo La Niña

Municípios do PR lideram produção nacional de leite, diz IBGE

Municípios do PR lideram produção nacional de leite, diz IBGE

Paraná produziu 4,4 bilhões de litros ao longo de 2021. Isso representa 12,5% do País