População pede controle de ratos no Centro de Curitiba

 População pede controle de ratos no Centro de Curitiba

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O controle de roedores é uma das prioridades para os moradores, comerciantes e trabalhadores do Centro de Curitiba. É isso, pelo menos, o que mostra o sistema de consultas públicas da Prefeitura, que servirá de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2018. De acordo com o coordenador da Unidade de Vigilância e Zoonoses da capital, Juliano Ribeiro, a presença de ratos e ratazanas na região não é novidade, principalmente em horários de pouco movimento.

Ele explica que o trabalho da Prefeitura não foca exatamente na redução do número de animais, mas com foco no mapeamento de risco de transmissão da leptospirose.

Ele esclarece que apenas três casos de leptospirose foram confirmados na região central até agora. Com isso, o trabalho acaba direcionado para localidades mais expostas.

O coordenador fala sobre as limitações que a Prefeitura tem especialmente em áreas de grande densidade populacional, e sobre o papel de cada um para melhorar esse cenário.

A presença de roedores no Centro não seria, sozinha, a única razão para preocupação. Ocorre que, na região, as inundações também são comuns sobretudo nas galerias fluviais, e esses dois fatores juntos é que representam um risco adicional à saúde.

A leptospirose aparece quando a água da enchente é contaminada com urina de rato, e Juliano Ribeiro afirma que, quando alguém se depara com um animal desse tipo em casa ou no trabalho, a melhor atitude a ser tomada é pensar sobre o motivo disso, e não apenas matar o bicho.

Há também que se considerar a capacidade que ratos e ratazanas têm de perceber riscos iminentes. Muitas vezes, quando um desses animais volta para o ninho e morre, os demais abandonam o local e migram para outro mais seguro.

A Prefeitura pede que as pessoas informem sempre a presença de roedores via Central 156. Para casos específicos, equipes são deslocadas para avaliar as condições do ambiente. Ao longo de 2016, foram 2.173 reclamações.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem