Porto de Paranaguá simula atendimento a vazamento de óleo

 Porto de Paranaguá simula atendimento a vazamento de óleo

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

A defesa ambiental do Porto de Paranaguá, no litoral do estado, gastou cerca de duas horas e meia para conter um vazamento de óleo, nesta terça-feira (15). A Diretoria de Meio Ambiente da empresa pública dos portos promoveu um simulado de contenção, para aprimorar o serviço e o tempo de resposta.

O treinamento é mensal, mas o simulado é feito duas vezes por ano. Foram utilizadas quatro embarcações, equipamentos de recolhimento, barreiras de contenção e barreiras absorventes. Também foi montada uma sala de gerenciamento de crise, com suporte de diversos equipamentos, como mapas náuticos, computadores e rádios.

O diretor de Meio Ambiente da empresa dos portos, João Paulo Ribeiro Santana, destaca que durante o simulado é possível identificar os ajustes necessários.

Durante o simulado, a mancha de óleo foi representada por bambolês com isopor. O coordenador de operações da empresa contratada para defesa ambiental, André Wolinski, destacou que as condições climáticas desta terça-feira (15) contribuíram para que os bambolês se deslocassem mais rápido que o óleo se deslocaria.

O simulado desta terça-feira teve início 8h50 e a remoção total da mancha de óleo se deu exatamente 11h29.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem