CuritibaEconomia

Postos denunciam ao Procon combustível mais caro nas distribuidoras

Valores praticados estão acima dos anunciados pela Petrobras e podem ser avaliados também pelo MP

 Postos denunciam ao Procon combustível mais caro nas distribuidoras

Imagem: Ilustrativa

O Paranapetro, sindicato que representa os postos de combustíveis, denunciou ao Procon, neste fim de semana, aumento no preço da gasolina e do diesel nas distribuidoras superior ao anunciado pela Petrobras. De acordo com o sindicato, a gasolina teve em alguns casos aumento de 22 centavos por litro, oito a mais do que o anunciado pela companhia, já no caso do diesel a denúncia foi de 14 centavos a mais no preço do litro, totalizando 77 centavos.

O assunto deve ser avaliado pelo departamento de defesa do consumidor e pode entrar na pauta do Ministério Público se houver indicação de aumento abusivo, como avalia a advogada especialista em Direito do Consumidor e colunista da BandNews, Claudia Silvano.

O preço da gasolina foi reajustado em 5,2% pela Petrobras na última sexta-feira (17), o último aumento havia sido há três meses. Já para o Diesel, o acréscimo foi de 14,2%, sendo que o último reajuste ocorreu há cerca de um mês e meio. Nos postos, o impacto já pôde ser sentido pelos consumidores.

Fabiane Janz chegou no posto fazendo a conta para decidir quanto abastecer. É que com mais essa alta, ela disse que só abastece o necessário.

O cenário é ainda mais difícil para quem o valor do combustível influencia diretamente nos ganhos do mês, como conta o motoboy Jhonatas Thiago da Silva

Curitiba registra as maiores altas do país no acumulado dos últimos 12 meses: 40% no preço da gasolina e 64% no preço do diesel. Uma das ferramentas que ajuda os consumidores a encontrar um local com valores mais acessíveis, o aplicativo Menor Preço apresentou instabilidade esta manhã.

Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Curitiba recebe evento automotivo com coleção do Ayrton Senna

Curitiba recebe evento automotivo com coleção do Ayrton Senna

O evento acontece no feriado da Páscoa, entre os dias 28 e 31 de março

Semana Santa altera trânsito em Curitiba

Semana Santa altera trânsito em Curitiba

Procissão católica passará por ruas centrais