PR aparece entre os três estados com maior aumento no número de usuários de planos de saúde

 PR aparece entre os três estados com maior aumento no número de usuários de planos de saúde

Foto: Reprodução

Imagem ilustrativa

O Paraná foi um dos três estados que mais tiveram crescimento no número absoluto de beneficiários de planos de saúde, em fevereiro. O dado mais recente da Sala de Situação da ANS foi atualizado neste mês (abril).

Foram 22 mil e 700 clientes a mais em convênios médico-hospitalares, aumento na comparação com fevereiro do ano passado. Agora são dois milhões e 800 mil beneficiários no Paraná. Por conta da pandemia do coronavírus, as operadoras de planos de saúde devem manter a assistência médica aos clientes que se encontram inadimplentes.

Segundo a ANS, o atendimento não pode ser interrompido até 30 de junho de 2020, que é o período de vigência do termo de compromisso que deverá ser assinado pelas empresas prestadoras do serviço com a agência reguladora.

O advogado Rodrigo Araújo, especialista em Direito à Saúde, afirma que os planos não quiseram aderir à recomendação da ANS. Por isso, a agência autorizou o desbloqueio de cerca de 15 bilhões de reais de reservas técnicas de operadoras do setor.

A garantia de atendimento até junho vale para contratos individuais; familiares, coletivos por adesão e coletivo com menos de 30 pessoas. Quem pretende cancelar o plano de saúde, precisa manifestar o interesse à operadora. Se o usuário simplesmente deixar de pagar o serviço, terá o atendimento cancelado e ainda será obrigado a restituir os valores não pagos.

O estado também registrou aumento nos planos exclusivamente odontológicos. Foram 62 mil e 300 clientes a mais em fevereiro. Agora são um milhão e 300 mil beneficiários de planos de saúde odontológicos no Paraná.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba