PR é o 9º estado com mais assassinatos a crianças e jovens

 PR é o 9º estado com mais assassinatos a crianças e jovens

O Paraná é nono estado do país com mais assassinatos de crianças e jovens e o primeiro em mortes nos trânsito, segundo dados do Mapa da Violência 2012 – Crianças e Adolescentes, divulgados hoje (quarta) pelo Centro de Estudos Latino-Americanos. Em 2010, a taxa de homicídio no estado de crianças e adolescentes de um até 19 anos foi de 18,8 assassinatos para cada grupo de 100 mil, enquanto que em 2000 o índice era de 8,4. O crescimento foi de 123%. O estado pulou a 15ª colocação para a nona no ranking nacional, em dez anos. Para o comentarista de segurança do Grupo Bandeirante, o general Augusto Heleno, o aumento no tráfico de drogas e a criminalidade na fronteira com o Paraguai são alguns fatores que explicam o aumento dos assassinatos de jovens no Paraná.

O Mapa da Violência 2012 também mostra que em 2000 morriam em média 12,4 crianças e jovens a cada grupo de 100 mil em acidentes de trânsito no estado. Em 2010, este número passou para 15,0. Com isso, o Paraná aparece como o mais violento nas ruas e estradas para quem tem de um a 19 anos. O general avalia que a situação pode se agravar ainda mais nos próximos anos, com o aumento da frota de veículos.

O general Augusto Heleno defende que políticas públicas como a instalação das Unidades do Paraná Seguro são importantes, mas ainda é preciso mais investimentos em segurança.

Segundo o levantamento, a taxa de homicídios cresceu 346% em todo o país se comparado os dados de 1980 com o de 2010. A pesquisa leva em consideração as informações do Ministério da Saúde.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem