Paraná

PR supera 1 GW de geração própria de energia elétrica

Estado dobrou a capacidade de geração própria de energia elétrica em um ano e meio

 PR supera 1 GW de geração própria de energia elétrica

Foto: www12.senado.leg.br

O Paraná se tornou, nesta segunda-feira (24), o quarto estado do país a superar a marca de um gigawatt (GW) de capacidade em geração própria de energia elétrica. Ele se junta a Minas Gerais (2,2 GW), São Paulo (1,8 GW) e Rio Grande do Sul (1,5 GW).

Essa é a chamada de Geração Distribuída. Todos os municípios do Paraná contam com sistemas de geração própria de energia. Foz do Iguaçu é a cidade com maior volume de potência instalada, com 52,4 megawatt (MW), seguida por Maringá (50,2 MW) e Londrina (41,5 MW).

Em cerca de um ano e meio, o estado dobrou a capacidade de geração própria de energia, passando de 500 MW em março de 2021 para 1 GW nesta segunda-feira (24).

“2022 é o ano da geração própria de energia no Brasil, como já era previsto, pois presenciamos uma aceleração sem precedentes nesse segmento. O estado do Paraná se consolidou entre as regiões que mais crescem nesse segmento e ultrapassa agora essa importante marca de 1 GW de capacidade. Sem dúvidas, o Paraná pode ser considerado uma das potências brasileiras”, na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Guilherme Chrispim.

LEIA MAIS: Confira dicas para economizar energia elétrica dos dias frios

A energia solar é a mais utilizada por produtores e consumidores de energia, no Paraná, com 98,3%. Mini e micro termelétricas somam 0,9%, seguidas de Centrais Geradoras Hidrelétricas, com 0,7%.

“Nos próximos anos, ampliar a diversificação das fontes empregadas em geração distribuída será um dos desafios do setor. Precisamos aproveitar melhor as possibilidades em biomassa e resíduos sólidos urbanos”, afirma Chrispim.

No Paraná, a classe de consumo residencial é a predominante, respondendo por 422 MW; logo atrás vem as conexões de estabelecimentos comerciais, com 262 MW. Destaque também para as áreas rural (com 238 MW) e industrial (86 MW).

Fonte: ABGD

Avatar

Cleverson Bravo

Tempo instável perde força no Paraná nesta quinta

Tempo instável perde força no Paraná nesta quinta

Curitiba tem máxima de 20ºC, segundo o Simepar.

Guarapuava tem oferta de bolsas para o projeto Genoma SUS

Guarapuava tem oferta de bolsas para o projeto Genoma SUS

Vagas são para atuar em oito cidades do Brasil e também para trabalho remoto

Dia do Menor Aprendiz: jovens compartilham experiências

Dia do Menor Aprendiz: jovens compartilham experiências

Pessoas de 14 a 24 anos podem participar do programa

Polícia vai indiciar três pessoas por desabamento de supermercado

Polícia vai indiciar três pessoas por desabamento de supermercado

Investigações apontam que os profissionais da construção, em Pontal do Paraná, foram negligentes