Prazo para matrículas na Educação de Jovens e Adultos termina nesta sexta

 Prazo para matrículas na Educação de Jovens e Adultos termina nesta sexta

(Foto: Hedeson Alves)

(Foto: Hedeson Alves)

Termina nesta sexta (19) o período para matrículas na Educação de Jovens e Adultos, o EJA, da rede estadual. Pessoas com mais de 15 anos podem se inscrever para cursar o Ensino Fundamental. Já para entrar no Ensino Médio a idade mínima é de 18 anos completos.

A matrícula pode ser feita em um Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) ou em uma escola estadual que oferte a modalidade. É preciso levar original e fotocópia de um documento de identificação. A Educação de Jovens e Adultos é direcionada para quem não pôde concluir os estudos na idade certa e agora deseja voltar à sala de aula para obter a certificação.

A metodologia e os materiais didáticos são adaptados de forma específica para atender esse público. Nessa modalidade de ensino, o aluno pode construir a grade curricular de acordo com a carga horária que ele precisa cursar. Se não puder assistir às aulas todos os dias, é possível selecionar disciplinas com menos aulas semanais, como Arte e Educação Física, por exemplo. É possível se matricular em até quatro disciplinas de cada vez.

O ensino fundamental pode ser concluído em, no mínimo, dois anos e o ensino médio em um ano e meio. O aluno pode aproveitar os resultados do ensino regular que já tenha cursado com a apresentação de histórico escolar, assim como os Exames da EJA Online da Secretaria da Educação do Paraná, ou exames nacionais como o Encceja ou o Enem de anos anteriores a 2017. As aulas deste ano começam em 19 de fevereiro, na semana seguinte ao Carnaval.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem