COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Lojistas devem desenvolver uma boa política de preços

 Precificar na Black Friday é um grande desafio

Foto: reprodução

Diante de tantas ofertas e promoções que estão sendo anunciadas neste período, que antecede a Black Friday e as vendas de fim de ano, precificar produtos é um processo complexo e um desafio para qualquer empresa. Isso porque, essa ação deve ter como principal objetivo fazer o negócio lucrar.

Porém, para chegar a esse objetivo, é fundamental desenvolver uma boa política de descontos. Ou seja, um conjunto de estratégias para determinar o melhor valor dos produtos e otimizar as oportunidades de venda.

Mas como começar a aplicar a política de descontos na empresa? Pois bem, existem algumas regrinhas básicas. A primeira delas é definir os produtos. Como os preços promocionais despertam o interesse dos consumidores, vale a pena focar em mercadorias sazonais ou que estão vendendo menos.

Escolhidos os produtos, é hora de analisar os concorrentes. Vale lembrar que a política de descontos deve ter como base os preços praticados pelos competidores do mercado. A partir daí, será possível traçar ofertas mais atraentes.

Os lojistas devem ter muito cuidado para não diminuir o lucro com a política de descontos. Essa é uma situação de risco, e que pode causar danos ao valor do negócio. Dessa forma, o desconto deve ser aplicado apenas até onde é possível e por um número determinado de dias. Se afetar o lucro, não adianta pensar no consumidor, porque depois de algum tempo, infelizmente, a empresa não conseguirá mais atendê-lo, pois teve que fechar suas portas.

Confira a coluna em áudio:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin