ParanáGeral

Preços da gasolina, luz e do gás caem no Paraná

A queda é por causa da redução na alíquota de ICMS de 29% para 18%

 Preços da gasolina, luz e do gás caem no Paraná

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O preço do litro da gasolina deve cair até 60 centavos nos próximos dias no Paraná. O valor da tarifa da luz também deve ficar 10% mais barato. A queda no valor é por causa da redução na alíquota de ICMS da gasolina, operações com energia elétrica e serviço de comunicações de 29% para 18%. O anúncio foi feito hoje (sexta), pelo governador Ratinho Junior. A publicação oficial deve ser feita ainda hoje (sexta), via nota informativa e resolução da Secretaria da Fazenda para os combustíveis. Com isso, a base de cálculo do imposto sobre gasolina comum e premium; Diesel s10; Óleo Diesel e Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha, a partir de agora, para fins de substituição tributária, vai incidir sobre a média móvel dos preços médios praticados nas bombas nos últimos dois meses. Em relação ao diesel, o Paraná já praticava a menor alíquota do Brasil, de 12%. De acordo com Ratinho Junior, a decisão acompanha a Lei Federal, que foi votada pelo Congresso Nacional.

Com essa redução, a estimativa do Estado até o final do deste ano é de uma perda de receita de quase quatro bilhões de reais. A partir de 2023 será de R$ 7,90 bilhões.

Ainda de acordo com Ratinho Junior, o Paraná já havia renunciado a uma parte do imposto ao congelar, em novembro do ano passado, o Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) sobre combustíveis.

Reportagem Lorena Pelanda

Avatar

carolina.genez

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Safra mais curta e eventos climáticos extremos são algumas das dificuldades enfrentadas

Pesquisa do IBGE aponta casamentos em alta no PR

Pesquisa do IBGE aponta casamentos em alta no PR

Levantamento também apontou dados de divórcios no estado

Consumidor deve ficar atento ao teor de gordura do chocolate

Consumidor deve ficar atento ao teor de gordura do chocolate

Ao menos um quarto da composição do produto deve ser de cacau, segundo a Anvisa