Política

Prefeitos de municípios do sudoeste do Paraná são alvo de golpe em aplicativos de mensagens

 Prefeitos de municípios do sudoeste do Paraná são alvo de golpe em aplicativos de mensagens

Foto: Simon Steinberger/ Pixabay

Foto: Simon Steinberger/ Pixabay

Pelo menos nove prefeitos do sudoeste do Paraná tiveram as contas de celulares clonadas desde a última semana. De acordo com a Polícia Civil, a quadrilha de golpistas age pedindo dinheiro a familiares e amigos das vítimas em nome dos prefeitos. O delegado responsável pelo caso, Ricardo Moraes, explica que em quase todos os casos o telefone de origem parava de funcionar – não fazia e nem recebia ligações. Com a paralisação do aparelho, os criminosos tinham acesso a agenda de telefones da vítima e tentavam convencer os contatos a fazerem transferências de dinheiro para contas específicas por meio de aplicativos de Bancos.

O delegado conta que houve, inclusive, a tentativa de transferência de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) do município de Bom Jesus do Sul, no entanto, o secretário de finanças da prefeitura desconfiou da ação dos bandidos e não chegou a fazer o depósito. Mas há casos de que alguns prefeitos não conseguiram avisar todos os contatos em tempo e familiares e amigos acabaram caindo no golpe.(

Em um dos casos, os golpistas invadiramo celular do prefeito de Salgado Filho, Helton Pfeifer. Ele conta que ficou sem sinal no aplicativo de mensagens e, imediatamente, pediu que familiares e amigos fossem avisados do problema. No entanto, apesar das advertências, o prefeito diz que duas pessoas caíram no golpe e chegaram a fazer transferências de 800 reais cada.

O prefeito de Nova Esperança do Sudoeste, Jair Stange, também teve o celular hackeado. Ele conta que ficou sem sinal na última quinta-feira (09) enquanto estava na inauguração do aeroporto de Pato Branco. De acordo com o prefeito, em menos de quarenta minutos os criminosos já tinham acesso a toda agenda de telefone dele e tinham enviado mensagens em um grupo da família perguntando quem fazia transações por meio de aplicativos de bancos. Depois, em conversas privadas, o golpista tentava convencer os contatos a fazerem transferências de dinheiro para contas indicadas. (

Pelo menos quatro parentes e amigos do prefeito de Nova Esperança do Sudoeste caíram no golpe e chegaram a transferir um total de dez mil reais. Mesmo com o boletim de ocorrência, o valor não foi estornado. De acordo com o prefeito, os bandidos fizeram compras em sites da internet e saques em um caixa eletrônico em São Luiz, no Maranhão.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, com o apoio do Núcleo de Investigações de Crimes Cibernéticos (Nuciber). Denúncias de casos semelhantes podem ser feitas pelos telefones 190 da polícia militar ou 197 da polícia civil. No ano passado, a então vice-governadora Cida Borghetti e os deputados paranaenses Luiz Claudio Romanelli, Evandro Araújo, Luiz Carlos Martins e Alexandre Curi, além do prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, também foram vítimas do golpe. Em julho de 2018, quatro suspeitos de cometerem os crimes foram presos pela polícia. O líder do grupo estava no Maranhão.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Relator do processo, vereador Professor Euler votou pela cassação do mandato da parlamentar

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Projeto quer acabar com a isenção do ICMS concedida a estabelecimentos que importam o produto

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Ainda não há data para que a proposta seja analisada e votada em plenário