Prefeitura realiza ação para retirada de lixos e entulhos na Capital

 Prefeitura realiza ação para retirada de lixos e entulhos na Capital

Uma ação para retirada de lixos e entulhos dos córregos da região do Alto Boqueirão em Curitiba está sendo realizada pela prefeiura. Uma chuva forte no final de semana fez com que a água subisse mais de um metro e invadisse casas. A cidade tem mais de 4 mil córregos e riachos, o que provoca constantes problemas. A limpeza de bocas de lobo, ramais de galerias pluviais e a retirada de entulhos pode evitar que a água invada casas. O maior problema encontrado em Curitiba é o lançamento de lixo nos rios. Grandes eletrodomésticos e carcaças de carros já foram encontrados no sistema pluvial. O diretor de Pontes e Drenagens da Secretaria Municipal de Obras Augusto Meyer explica que equipes atuam o ano todo no combate a enchentes.

Restos da construção civil, como areia, pedras e cimento também atrapalham a vazão da água. Um morador da invasão Vila Pantanal, no Alto Boqueirão confirma que o desrespeito com o meio ambiente pode acabar com tudo.

As ocupações próximas a rios e córregos impedem a limpeza, alargamento e aprofundamento dos córregos. Uma ação inovadora no combate a enchentes está sendo aplicada pela prefeitura em alguns pontos da cidade.

Este sistema de bacias de contenção deve ser utilizado nos bairros que mais sofrem com o problema, como Boqueirão, Alto Boqueirão e Xaxim. A prefeitura em parceria com a Cohab também tenta retirar as invasões das beiras de rios, para poder realizar a prevenção.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem