CuritibaGeral

Prefeitura reforça importância da dose de reforço contra a Covid-19

Além da dose de reforço, está sendo ofertada também a vacina contra a gripe influenza

 Prefeitura reforça importância da dose de reforço contra a Covid-19

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Curitiba já aplicou mais 1,5 milhão de doses de reforço contra a Covid-19, mas a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) continua ofertando os imunizantes em 107 unidades de saúde nas repescagens contínuas e alerta sobre o risco de deixar doses em atraso. Atualmente, a variante Ômicron e as subvariantes são as cepas do coronavírus que circulam predominantemente e têm maior potencial de contaminação, mesmo entre as pessoas que já contraíram Covid-19, suscetíveis à reinfecção.

Um levantamento feito pela SMS comprova a efetividade das doses de reforço na proteção: uma pessoa com 50 anos ou mais que não tomou o reforço, mesmo tendo recebido as duas doses iniciais, tem risco dez vezes maior de morrer do que outra da mesma faixa etária vacinada com o reforço. Todas as pessoas com 12 anos ou mais têm pelo menos uma dose de reforço para receber. E todos, a partir dos 3 anos, devem ser vacinados.

Em Curitiba, tanto as doses do esquema vacinal inicial (1ª e 2ª) e as do reforço são ofertadas, de segunda a sexta-feira, em 107 unidades de saúde, das 8h às 17h. Além da dose do imunizante contra a Covid-19, está sendo ofertada também a vacina contra a gripe do vírus influenza, que pode ser aplicada simultaneamente, no mesmo dia. Não há mais necessidade de intervalo de 15 dias entre os imunizantes.

Avatar

mariane.abreu