Prefeitura retira Calçadas Verdes no centro da cidade

(Foto: Reprodução/Prefeitura de Curitiba)

O Projeto Calçadas Verdes, implantado em 2016 em cinco pontos do Centro de Curitiba, foi encerrado pela Prefeitura. Funcionários do município começaram a retirar a tinta verde de cinco esquinas na região da Área Calma. A pintura fazia um prolongamento da calçada, avançando para parte do asfalto, com o intuito de reduzir a velocidade dos carros e oferecer uma “ilha” de segurança para o pedestre.

O projeto foi instalado na gestão de Gustavo Fruet. Após análise, a atual gestão afirma que a medida é ineficaz e por isso resolveu desfazer as marcações. O comerciante Celso Miguel Alves, que trabalha perto de um dos pontos onde havia a marcação, entre as ruas Ébano Pereira e a Cândido Lopes, diz que o problema da iniciativa era o piso escorregadio e que mesmo depois da retirada da tinta, houve acidentes com pedestres por ali.

Segundo Celso, após os acidentes, equipes da prefeitura retornaram ao local e aplicaram pó de pedra para evitar novas quedas. O gerente de uma padaria no cruzamento da Inácio Lustosa com a Mateus Leme afirma que o projeto não trouxe muitos benefícios para os pedestres, mas que a retirada de um sinaleiro no mesmo ponto prejudicou a situação de quem precisa atravessar a pé por ali.

O projeto havia sido desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em parceria com a Superintendência de Trânsito (Setran) e com o apoio das secretarias de Meio Ambiente, Obras Públicas e do Governo Municipal. A iniciativa foi inspirada em medidas parecidas aplicadas em cidades como Nova York e Buenos Aires.

Especialistas da cidade argentina chegaram a prestar apoio técnico para os profissionais do Ippuc, na época da implantação. Em nota, a Prefeitura afirmou que a análise técnica mostrou que o projeto cria insegurança aos pedestres por estarem na pista de rolamento, no mesmo nível da circulação de veículos. As outras três esquinas que tiveram as marcações removidas ficam nos cruzamentos das ruas Carlos de Carvalho com Alameda Cabral; Cândido Lopes com Avenida Marechal Floriano Peixoto, na Praça Tiradentes e Inácio Lustosa com Avenida Cândido de Abreu.

 

(Foto: Reprodução/Prefeitura de Curitiba)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem