Prefeituras reorganizam cronograma de aplicação da vacina BCG por causa de atraso na remessa de doses

 Prefeituras reorganizam cronograma de aplicação da vacina BCG por causa de atraso na remessa de doses

(Foto:Cesar Brustolin/SMCS)

(Foto:Cesar Brustolin/SMCS)

O atraso na remessa de doses de vacinas BCG, que protege contra as formas mais graves de tuberculose, está obrigando alguns municípios do Paraná a reorganizar o cronograma de aplicação. O Ministério da Saúde está fazendo uma distribuição apenas parcial para os estados, enquanto laboratórios produtores estão se ajustando a determinações da Anvisa.

Em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, apenas a unidade básica de Saúde que fica na região central da cidade está aplicando a vacina, somente às quartas-feiras e a partir de um agendamento prévio feito pelas demais unidades. A BCG é a vacina que deixa uma cicatriz no braço das crianças, que devem ser vacinadas ao nascer ou o mais precocemente possível, até os cinco anos.

A última remessa de doses recebida pelo município de Araucária, em 18 de julho, foi de apenas 20% do que seria necessário para o mês. A vacinação centralizada é uma forma de promover um melhor aproveitamento das doses recebidas, porque a BCG é fornecida em frasco com 10 doses, com validade de até 6 horas depois de aberto. O que sobra depois desse tempo precisa ser descartado.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Araucária, Leoni Machado, diz que o município já vinha adotando medidas para aproveitar as doses fornecidas, mas a distribuição parcial trouxe a necessidade de uma medida mais drástica.

O município de Araucária pede, em média, 2.500 doses da vacina BCG a cada dois meses. Mas na última remessa, recebeu apenas 50. Leoni Machado diz que no caso de falta da vacina, as crianças são colocadas em uma lista de espera.

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba informa que há algum tempo aplica a vacina BCG por cronogramas agendados e que a estratégia permite enfrentar situações como a atual, de restrição no fornecimento de doses. A Secretaria de Estado da Saúde está orientando as prefeituras a remanejar as doses da BCG entre os municípios, conforme disponibilidade.

A Divisão de Vigilância do Programa de Imunização também recomenda medidas para garantir o aproveitamento de todas as doses de cada frasco e a realização de uma busca ativa das crianças que ainda não foram vacinadas em tempo oportuno para que tenham a aplicação agendada assim que a vacina estiver disponível. Até o momento, a distribuição ainda é irregular em todo território nacional.

Apenas no ano passado, cerca de 70 mil novos casos de tuberculose foram registrados no Brasil. Tosse por três semanas ou mais é o principal sintoma da doença. A tuberculose tem cura se o tratamento for feito até o final, mas a aplicação da vacina BCG é a principal forma de prevenção.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem