PolíticaEleições

Preparação de urnas eletrônicas começa sábado (17), diz TRE-PR

A cerimônia é pública e pode ser acompanhada por qualquer pessoa

 Preparação de urnas eletrônicas começa sábado (17), diz TRE-PR

Foto: Arquivo/TRE-PR

A partir deste sábado (17), até o dia 26 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realiza as Cerimônias de Carga e Lacração, que preparam as urnas eletrônicas para o primeiro turno das eleições. 

Em todo o estado, mais de 25,8 mil urnas serão preparadas, testadas e lacradas para, na véspera das eleições, serem distribuídas a 4,7 mil locais de votação nos 399 municípios. 

A cerimônia, que acontece nos 154 fóruns eleitorais do Paraná, é pública e pode ser acompanhada por qualquer pessoa. A imprensa também pode cobrir todos os procedimentos das cerimônias, tanto na capital quanto no interior.

Confira o calendário completo em todo o Paraná

Em Curitiba, a preparação das 3,9 mil urnas eletrônicas, que atenderão 415 locais de votação no município, é realizada no Fórum Eleitoral da capital (Rua João Parolin, 55 – Prado Velho).

Geração de mídias

A carga e lacração é precedida da Cerimônia de Geração de Mídias, nas quais constam os dados das tabelas de partidos políticos, federações e coligações; eleitoras e eleitores; seções com as respectivas agregações; e candidatas e candidatos (com os respectivos números, nomes indicados na urna e fotografias). 

As mídias são utilizadas para a carga da urna, para votação, para ativação de aplicativos da urna e gravação do resultado.

Fiscalização 

Partidos políticos, federações, coligações, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) são convocados para acompanhar as cerimônias. Nos atos, os representantes das entidades fiscalizadoras devem conferir os dados das urnas e a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais instalados. 

Legislação 

As Cerimônias de Geração de Mídias e Carga e Lacração são disciplinadas pela Resolução TSE nº 23.669/21.

Fonte: SECOM/TRE-PR

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

TRE-PR realiza busca ativa por eleitores adolescentes

TRE-PR realiza busca ativa por eleitores adolescentes

Ação “Se liga 16” acontece no Colégio Estadual do Paraná

Pimentel tem vantagem com idosos, Richa com mais jovens

Pimentel tem vantagem com idosos, Richa com mais jovens

Pesquisa dê olho na disputa pela prefeitura de Curitiba traz perfil do potencial eleitor