Presidente da Sanepar não descarta aumento na tarifa de água e diz que a medida pode beneficiar o consumidor

 Presidente da Sanepar não descarta aumento na tarifa de água e diz que a medida pode beneficiar o consumidor

Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

O presidente da Companhia de Abastecimento do Paraná (Sanepar), Claudio Stabile, afirmou nesta terça-feira (06) que a empresa estuda antecipar o reajuste da tarifa da água. De acordo com ele, essa reprogramação pode beneficiar os consumidores. A afirmação foi dada durante o Paraná Day, um evento voltado a investidores do estado. O presidente da Sanepar esclareceu que a ideia é fazer com que o aumento de 25,63%, definido pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar), e que seria aplicado até 2025, seja aplicado em dois ou três anos.

O presidente da Sanepar afirmou ainda que a proposta será apresentada para a Agepar até março deste ano e a previsão é de que o valor do reajuste comece a ser praticado até maio de 2019.

No entanto, ele ressaltou que ainda não se sabe qual a porcentagem de reajuste será praticada no mercado.

Claudio Stábile ainda afirmou que a Sanepar projeta mais de sete bilhões de investimentos entre 2019 e 2023 e negou que a empresa tenha algum plano de privatização para os próximos anos. Durante o evento, o presidente da empresa também destacou que, hoje, o objetivo da estatal é buscar o equilíbrio entre o que a sociedade e os investidores necessitam.

O aumento de 25,63%, escalonado em oito anos, foi definido pela Agepar em 2017. A justificativa para o reajuste é a defasagem provocada pelo congelamento da tarifa de água, realizado entre 2005 e 2010. À época, durante a gestão de Roberto Requião (MDB), o argumento era de que o congelamento beneficiava os consumidores, especialmente os de renda mais baixa.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem