Nacional

Eleições 2022: Moraes incentiva eleitores a diminuir abstenção

Abstenção no primeiro turno não impede o eleitor de votar neste segundo turno

 Eleições 2022: Moraes incentiva eleitores a diminuir abstenção

Foto: TSE/divulgação

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, convocou os eleitores a se posicionarem neste domingo (30), diminuindo a taxa de abstenção e de votos brancos ou nulos, que não contam para o resultado da eleição (veja o vídeo do pronunciamento ao final desta matéria).  Os brasileiros devem escolher o futuro presidente do Brasil em um segundo turno disputado pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 156 milhões de eleitores podem comparecer às urnas em todo o país. Em 12 estados, também há segundo turno para governador.

“O comparecimento e o voto são os mais importantes instrumentos de cidadania para a construção de um país mais justo e igualitário. O comparecimento e o voto repercutirão no futuro de todos nós, de nossos pais, filhos, familiares e amigos”, disse Moraes.

Segundo ele, 123 milhões de pessoas compareceram às urnas no primeiro turno, com menor número de votos em brancop e nulos das últimas cinco eleições, o que reflete, segundo ele, “o interesse e consciência dos brasileiros e brasileiras na escolha de seus representantes”.

O presidente do TSE reforçou que a abstenção no primeiro turno não impede o eleitor de votar neste segundo turno. Ele ainda disse que, neste domingo, não deve haver filas nas seções eleitorais, que o treinamento dos mesários foi reforçado e problemas com a leitura de biometria, resolvidos. 

O presidente ainda reforçou que  “o momento de digitar seu voto na urna eletrônica é sagrado, inviolável e individual”, e que, por isso, celulares estão proibidos na cabine de votação.  

No pronunciamento, Alexandre de Moraes pediu que eleitores não permitam nenhum tipo de ameaça ou benefícios para votar em algum candidato e que impeçam a liberdade de escolha do voto. O presidente do TSE lembrou que o assédio eleitoral é crime, inclusive quando a coação é feita pelo empregador em relação ao funcionário, e que este tipo de situação deve ser denunciada. 

Assista o pronunciamento na íntegra

Reportagem Amanda Yargas

Avatar

amanda.yargas

Guarapuava tem oferta de bolsas para o projeto Genoma SUS

Guarapuava tem oferta de bolsas para o projeto Genoma SUS

Vagas são para atuar em oito cidades do Brasil e também para trabalho remoto

Dia do Menor Aprendiz: jovens compartilham experiências

Dia do Menor Aprendiz: jovens compartilham experiências

Pessoas de 14 a 24 anos podem participar do programa

Polícia vai indiciar três pessoas por desabamento de supermercado

Polícia vai indiciar três pessoas por desabamento de supermercado

Investigações apontam que os profissionais da construção, em Pontal do Paraná, foram negligentes

Teste do pezinho é fundamental para diagnóstico de doenças genéticas

Teste do pezinho é fundamental para diagnóstico de doenças genéticas

Exame identifica erros inatos da imunidade; conjunto de doenças é lembrado nesta semana