Presos fogem de delegacia no Centro de Curitiba

 Presos fogem de delegacia no Centro de Curitiba
Dezenas de presos são mantidos em um espaço que seria para 4 pessoas (Foto: colaboração/WhatsApp)
Dezenas de presos são mantidos em um espaço que seria para 4 pessoas (Foto: colaboração/WhatsApp)

Dezoito presos fugiram do 1º Distrito Policial, no Centro de Curitiba, na madrugada desta segunda-feira (22). Até agora, apenas cinco foram recapturados. Há anos a carceragem é conhecida pela superlotação de detentos. Com espaço para quatro homens, as celas estavam com 33 no momento da fuga, que foi por volta das 3h, quando apenas dois policiais estavam de plantão.

Um agente, que prefere não se identificar, admite que a lotação além da capacidade é algo recorrente no 1º DP. Segundo ele, alguns presos são mantidos em salas trancadas, o que evidencia a fragilidade do local.

(Foto: colaboração/WhatsApp)
(Foto: colaboração/WhatsApp)

Em 2015, veio à tona a informação de que os presos eram obrigados a utilizar embalagens vazias de marmita para as necessidades fisiológicas, já que não há banheiros suficientes. Aos policiais civis, restava retirar as fezes das celas, o que configura desvio de função.

No mesmo ano, de acordo com o governo estadual, quase 10 mil presos estavam mantidos em delegacias no Paraná, sendo que a capacidade era de 4.235 homens. O acesso público ao Sistema Integrado de Gestão de Execução Penal, no site do Departamento Penitenciário (Depen), onde constam dados como esse, está desativado há meses.

A assessoria de imprensa do Depen informa que esse levantamento é de responsabilidade da Polícia Civil. Sendo assim, a reportagem aguarda uma resposta atualizada do órgão para informar quantos presos seguem, de forma irregular, em delegacias, sendo que deveriam ter sido transferidos para o sistema prisional.

Pela Lei de Execuções Penais, o preso pode ficar custodiado em distritos por, no máximo, 72 horas. A reportagem também espera um posicionamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem