Prevenção ao câncer de mama pode começar com autoexame

 Prevenção ao câncer de mama pode começar com autoexame

Foto: Pedro Ribas/SMCS(Arquivo)

Foto: Pedro Ribas/SMCS (Arquivo) 

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença, mas houve um aumento na incidência de câncer de mama em mulheres jovens na última década. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, em mulheres com menos de 35 anos, a incidência no Brasil está entre 4% e 5% dos casos. O câncer de mama de origem hereditária representa de 5% a 10% dos casos da doença no país.

A jornalista Ana Cristina Bruno de Souza tem um histórico familiar e num auto exame sentiu que havia algo diferente em sua mama. Ela buscou um especialista e após os exames, teve um susto com o diagnóstico.

A principal manifestação da doença é o nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor. Ele está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher. Ana Cristina contou que não sentiu nenhum sintoma.

O autoexame deve ser praticado mensalmente entre o 7º e o 10º dia contados a partir do 1º dia da menstruação. As mulheres que não menstruarem devem escolher um dia do mês. Em Paranaguá, atualmente, cerca de 60 exames de mamografia são realizados por mês. A capacidade instalada, segundo a secretaria municipal de saúde é de 399 exames mensais.

A mamografia é feita numa empresa de diagnóstico, contratada pela Prefeitura, após a requisição feita por enfermeira ou médico. O resultado com o laudo do exame fica pronto, em média, em sete dias. A prefeitura está realizando ações de prevenção nas unidades de saúde. Hoje (18) e amanhã (19) haverá exame clínico da mama na unidade de saúde da Ilha de Valadares “Rodrigo Gomes” e “Norberto Costa”, das 8h às 16h.

Hoje, quinta-feira (18), a campanha de prevenção e exame clínico serão realizadas na unidade de saúde Serraria do Rocha, das 8h às 16h e amanhã, sexta-feira (19), a campanha de prevenção e exame clínico serão realizados na unidade de saúde Santos Dumont, das 8h às 16h.

Reportagem: Kelly Frizzo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem