Primeira eletrovia do país será inaugurada no Paraná

Foto: Dani Catisti/Aen

A maior eletrovia do país será inaugurada na próxima segunda-feira. As instalações de postos de recargas têm 730 quilômetros de extensão e liga o Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná. Ao todo, são 11 eletropostos espalhados ao longo de toda BR-277, que cruza o Estado. Os terminais já estão em funcionamento em cidades como Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Cascavel e Foz do Iguaçu.

De acordo com o diretor da Copel Distribuição, Antonio Guetter, o projeto é pioneiro no país e segue a tendência mundial de apostar em alternativas sustentáveis.

Cada eletroposto tem a potência que equivale a dez chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo – e três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de carros elétricos ou híbridos disponíveis no Brasil. Segundo o superintendente de projetos especiais da Copel, Julio Omori, as estações são todas de carga rápida e de graça.

Em média, o carregamento leva entre meia e uma hora para preencher 80% da bateria da maioria dos carros elétricos. Esses modelos rodam de 150 a 300 quilômetros a cada carga.

Reportagem: Lorena Pelanda

Comments

  1. Estão com sorrisos Garrafais as classes ricas do Paraná que representam um porcento do Paranaense de alta rendas , eletrodutos , carrões elétricos , salários dos mais baixos do mundo para seus escravos, seria belo este festival se pagassem melhor seus servidores ,pois do jeito que está não teremos comprador em breve nem para as cuecas fabricadas pelos ricos por falta de rendas dos compradores…!

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*