Primeira eletrovia do país será inaugurada no Paraná

 Primeira eletrovia do país será inaugurada no Paraná

Foto: Dani Catisti/Aen

Foto: Dani Catisti/Aen

A maior eletrovia do país será inaugurada na próxima segunda-feira. As instalações de postos de recargas têm 730 quilômetros de extensão e liga o Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná. Ao todo, são 11 eletropostos espalhados ao longo de toda BR-277, que cruza o Estado. Os terminais já estão em funcionamento em cidades como Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Cascavel e Foz do Iguaçu.

De acordo com o diretor da Copel Distribuição, Antonio Guetter, o projeto é pioneiro no país e segue a tendência mundial de apostar em alternativas sustentáveis.

Cada eletroposto tem a potência que equivale a dez chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo – e três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de carros elétricos ou híbridos disponíveis no Brasil. Segundo o superintendente de projetos especiais da Copel, Julio Omori, as estações são todas de carga rápida e de graça.

Em média, o carregamento leva entre meia e uma hora para preencher 80% da bateria da maioria dos carros elétricos. Esses modelos rodam de 150 a 300 quilômetros a cada carga.

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem