PolíticaEleições

Prisão de eleitor fica restrita a partir desta terça-feira (27)

Regras previstas na legislação eleitoral são para garantir ao cidadão o direito ao voto

 Prisão de eleitor fica restrita a partir desta terça-feira (27)

Foto: Antonio Augusto/secom/TSE – Arquivo

A partir de hoje (terça-feira, 27) nenhum eleitor pode ser preso ou detido, a não ser em flagrante delito. Além disso, a medida presente no Código Eleitoral (Lei 4.737/1965) vale também para a condenação com sentença criminal, em primeira instância, por crime inafiançável. A regra tem efeito até 48 horas após o 1º turno das eleições e está prevista no Código Eleitoral. O objetivo é garantir ao cidadão o direito de votar.

Aos candidatos, as mesmas normas entraram em vigor dez dias atrás. De acordo com a legislação, qualquer pessoa detida neste período deverá ser conduzida a um juiz para verificar a legalidade da ação. Em caso de irregularidade, o ato será cancelado e quem mandou prender ou deter pode ser responsabilizado.

A chamada “imunidade eleitoral” não impede que os envolvidos em crimes no período sejam condenados posteriormente. O mesmo acontece em relação a pessoas que tentam impedir ou tumultuar o processo de votação. Para as eleições deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu o uso de celular na cabine de votação. O eleitor poderá levar o telefone até a seção para uso do título eletrônico, no entanto terá que deixar o aparelho com o mesário no momento em que for votar.

É o que explica o juiz eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), Thiago Paiva.

Em caso de desrespeito da norma, a força policial poderá ser acionada e um juiz eleitoral decidirá sobre a possibilidade de detenção. O mesmo vale para situações relacionadas à proibição do porte de arma nos locais de votação no dia da eleição. A determinação é para as 48 horas anteriores ao pleito e as 24 horas depois, no perímetro de 100 metros das seções e de outras localidades eleitorais. É proibido levar celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer item que possa comprometer o sigilo do voto.

Quem se recusar a entregar os itens ao mesário, durante o voto, não poderá votar. O papel com os números dos candidatos – a chamada ‘colinha’, é permitida.

O calendário eleitoral também define que nesta terça-feira (27) termina o prazo para que entidades fiscalizadoras formalizem pedido de verificação da integridade e autenticidade dos sistemas usados pela Justiça Eleitoral. Também é o último dia para que os partidos políticos informem ao judiciário os nomes das pessoas que vão atuar nas seções eleitorais na condição de fiscais ou delegados partidários.

Avatar

felipe.costa

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Relator do processo, vereador Professor Euler votou pela cassação do mandato da parlamentar

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Projeto quer acabar com a isenção do ICMS concedida a estabelecimentos que importam o produto

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Ainda não há data para que a proposta seja analisada e votada em plenário