Política

Processo contra advogado que acusa Lava Jato de corrupção é desmembrado

Um processo separado da ação original da fase 48 da Operação Lava Jato em Curitiba foi aberto contra o advogado Rodrigo Tacla Duran, acusado de lavar dinheiro de empreiteiras no Paraná. O juiz Sérgio Moro determinou, na última segunda-feira, que o processo fosse desmembrado. Tacla Duran é um dos réus do processo original que tem outros 16 réus, que investiga concessões rodoviárias no Paraná.

Ao separar a ação, o juiz Sérgio Moro acatou sugestão do Ministério Público Federal. O motivo do desmembramento é que Duran está foragido na Espanha desde o início da Lava Jato. O MPF vai expedir um pedido de cooperação para que a justiça espanhola intime o advogado. Neste processo ele é acusado de ter usado o escritório de advocacia dele para lavar 6 milhões de reais do grupo Triunfo, que controla a concessionária Econorte.

No final de novembro do ano passado, Tacla Duran falou por videoconferência na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da JBS no Congresso Nacional. Ele acusou a força-tarefa da Lava Jato de procurá-lo para fechar acordo de delação, reconhecendo crimes que afirma não ter cometido para incriminar autoridades e políticos. Duran também acusa o juiz Sérgio Moro, de ter relações com um advogado que estaria intermediando os acordos de maneira informal.

Carlo Zucollotto Junior é advogado trabalhista, amigo e padrinho de casamento do juiz. Duran apresenta conversas de whatsapp em que Zucollotto teria feito contato com ele. A força-tarefa nega as acusações. Advogados do ex-presidente Lula já pediram para ouvir Duran como testemunha de defesa em processo em que é acusado de receber propina da Odebrecht, mas o pedido foi negado pelo juiz Sérgio Moro.

Rodrigo Tacla Duran, que trabalhou como advogado da Odebrecht entre 2011 e 2016, já foi alvo de um mandado de prisão preventiva na fase 36 da Lava Jato, deflagrada em novembro de 2016. Na época, Tacla Duran já estava Espanha e não chegou a ser preso. Desde então ele é considerado foragido. Ele mantém uma conta no Twitter por onde faz diversas críticas ao juiz da Lava Jato.

No total, Duran é réu em três ações: a mais recente que apura irregularidade na concessão de rodovias federais no Paraná; uma em que ele é réu em um processo que apura crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa em um esquema envolvendo obras de mais do Consórcio Pipe-Rack, no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, o Comperj; e a mais antiga, em processo também desmembrado, que apura crimes de corrupção contra a Petrobras.

Nesta ação, foi solicitada a extradição do réu para o Brasil, mas o pedido foi negado pelo Pleno da Corte Suprema da Espanha devido à dupla nacionalidade do advogado. No dia 11 de abril deste ano, o juiz Sergio Moro decidiu pela transferência de parte deste processo para as autoridades espanholas, considerando previsão em tratado e a utilização de empresa constituída na Espanha para a prática dos crimes investigados.

Para o juiz, as autoridades espanholas terão melhores condições de processar os fatos envolvendo as operações de lavagem de dinheiro da empresa com sede no país.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia