ParanáGeral

Procon-PR abre processo contra multinacionais por informações equivocadas nos rótulos

Conforme pedido, empresas devem retirar linha da Del Valle e “leite condensado fake” dos mercados

 Procon-PR abre processo contra multinacionais por informações equivocadas nos rótulos

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Dois processos administrativos contra as multinacionais Coca-Cola e Nestlé foram instaurados pelo Procon do Paraná. Segundo o órgão, a intenção é combater as informações equivocadas nos rótulos de alguns produtos, que podem levar o consumidor ao erro. Um dos produtos Del Valle não apresenta uma quantidade suficiente de fruta para ser considerado como suco, e a Mistura Láctea da Nestlé é muito parecida com o Leite Condensado, mas não é. É uma espécie de “leite condensado fake”, feito com soro de leite e amido, o que torna a produção mais barata. A coordenadora do Procon-PR, Cláudia Silvano, comenta que a ideia é suspender a venda e retirada dos produtos do mercado.

O Procon ainda reforça que o consumidor precisa ficar atento ao que compra. O consumidor pode denunciar casos semelhantes pelo www.consumidor.gov.br. Por meio de nota, a Coca-Cola informa que a ilustração no rótulo da linha Fresh da marca Del Valle reflete a matéria-prima presente na bebida. E em razão do compromisso de transparência com o consumidor, disponibiliza no respectivo rótulo todas as informações referentes à sua composição, incluindo a quantidade de suco presente no produto, em estrita observação à legislação brasileira vigente e normas regulamentadoras dos Órgãos competentes da categoria. E ainda, esclarece que os produtos da linha Fresh da marca Del Valle não são e nunca foram classificados como suco ou néctar. A empresa garante que seguirá todas as determinações dos órgãos competentes.

Por meio de nota a Nestlé afirmou que: “que não foi formalmente notificada por órgãos oficiais e ressalta que o Moça® Pra Toda a Família é um novo produto da linha Moça® que possui os mesmos ingredientes do Moça tradicional, porém, em quantidades diferentes e com adição de soro de leite e amido, o que o torna uma opção para os consumidores que buscam soluções com menor desembolso, sem abrir mão do resultado e da qualidade Nestlé. O Moça® Tradicional permanece sendo produzido e comercializado pela Nestlé®.

A embalagem de Moça® Pra Toda a Família é diferente dos outros itens do portfólio de Moça®, tem cor marsala e consta a identificação “mistura láctea condensada”. Além disso, é a única embalagem da linha que conta com a imagem de uma receita no painel frontal –o pudim, uma das receitas mais produzidas dentro dos lares brasileiros.”

Reportagem Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Hotéis de Foz devem atingir até 85% de ocupação

Hotéis de Foz devem atingir até 85% de ocupação

A maior procura é por reservas em hotéis de duas, três e quatro estrelas.

Paraná pode incorporar centro universitário municipal de União da Vitória

Paraná pode incorporar centro universitário municipal de União da Vitória

O Univ é uma instituição pública municipal, mas que cobra mensalidade para manter as atividades