Procura por exames de mamografia cai 56% no primeiro semestre de 2020 no Paraná, aponta Sesa

 Procura por exames de mamografia cai 56% no primeiro semestre de 2020 no Paraná, aponta Sesa

Foto: divulgação/Sociedade Brasileira de Mastologia – Arquivo

mao-de-mulher-verificando-protuberancias-no-cancer-de-mama_53476-4129
Foto: divulgação/Sociedade Brasileira de Mastologia

A procura por exames de mamografia no Paraná diminuiu 56% no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2019. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Uma das justificativas da queda, apontada pela pasta, é a pandemia da Covid-19, que paralisou consultas e inibiu a realização de exames médicos. Conforme dados da Sesa, entre janeiro e junho deste ano, foram realizadas no estado 92.642 mamografias. No mesmo período do ano passado, foram mais de 210 mil exames.

Para a chefe da Divisão de Prevenção e Controle de Doenças Crônicas e Tabagismo da Sesa, Rejane Cristina Teixeira, os números são preocupantes e reforçam a necessidade de fazer os exames de detecção assim que os primeiros sinais da doença aparecem.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias. Entre os principais sintomas está o aparecimento de nódulos (caroços), fixo e que geralmente não causam dor. Além disso, outros sinais podem surgir como a pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja e pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.

A chefe da área de prevenção e vigilância do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Liz Almeida, conta que esses sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer.

A mamografia deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora dessa faixa etária, o exame é recomendado somente para mulheres com a apresentação de sintomas. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2019, 993 mulheres morreram em decorrência do câncer de mama no Paraná.

Além disso, dados de 2018 apontam que a doença é a primeira causa de mortalidade prematura em mulheres entre 30 a 69 anos. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima ainda que, em 2020, o Paraná registre 3.470 novos casos de câncer de mama. No Brasil, o número pode chegar a 3.470.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem