Procura por poços artesianos cresce 170% no Paraná

 Procura por poços artesianos cresce 170% no Paraná

Foto: divulgação/SEDEST

normal_IMG20200630WA0019
Foto: divulgação/SEDEST

Cresceu quase 170% o número de poços artesianos de janeiro a maio deste ano no Paraná, em comparação com o mesmo período do ano passado. A forte estiagem é uma das principais responsáveis pelo aumento.

De 389 pedidos de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) – emitidos pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) nos cinco primeiros meses de 2019, – houve um salto para 1.049 pedidos em 2020. Em Curitiba, o crescimento foi ainda maior, de 22 pedidos para 104 solicitações.Os poços são a melhor alternativa quando há um grande consumo de água, como em indústrias, na agricultura ou em condomínios.

Segundo o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas do Crea, Abdelmajid Hach Hach, a alta demanda começa a preocupar os especialistas.

A retirada de água de lençóis freáticos deve ganhar novas regras, já que o uso incorreto dos recursos hídricos em poços profundos pode causar danos ao meio ambiente. Atualmente, todos os poços artesianos devem ser averbados no Instituto das Águas do Paraná para que os proprietários possam ter direito de uso do recurso. Também é obrigatória a realização de análises químicas da água consumida no poço. 

Reportagem: Lorena Pelanda

poço-artesiano
poço-artesiano
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem