Produção de grãos na safrinha tem queda

A produção de grãos na safrinha, que é colhida em todo o estado, deve ter uma queda neste ano em relação ao ano passado. A previsão da Secretaria Estadual de Agricultura é colher 31,5 milhões de toneladas. No ano passado, foram 31 milhões e 900 mil toneladas. Mesmo assim, a secretaria avalia que o desempenho da safra paranaense foi bom, apesar da ocorrência de seca, seguida de geadas e chuvas. Os problemas climáticos prejudicaram a soja.

A produção do grão foi compensada pelo aumento no plantio do milho safrinha. O Paraná prevê colher neste ano 10 milhões e 300 mil toneladas de milho safrinha, o maior volume da história. Em relação ao ano passado, representa um aumento de 62% na produção. O problema é o preço do produto no mercado, que está 11% mais baixo por causa da grande oferta. A saca de milho que era comercializada a R$ 22,5 no início do ano agora é vendida a R$ 19,69.

A produção de feijão foi a mais prejudicada pelos problemas climáticos e a safra deve fechar em 408 mil toneladas, 21% menos que no ano passado.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem