Produção paranaense de cosméticos é destaque no cenário nacional

O estado do Paraná concentra cerca de 100 indústrias do segmento de cosméticos, segundo um levantamento do Sindicosméticos. Na capital, Curitiba, são cerca de 50 empresas. O número engloba a indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

A presidente do Sindicosméticos, Mariane Zanetti Chabatura, destaca a importância do setor para a economia paranaense, mas aponta a falta de opções de formação na área.

O objetivo do sindicato é fomentar a qualificação do setor. O Paraná abriga hoje a segunda maior empresa do segmento de beleza no país e uma das maiores redes varejistas, o Boticário. Em agosto, a rede inaugurou um novo centro de distribuição em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba e pretende abrir outra estrutura em Curitiba. Juntas, as unidades devem gerar cerca de 800 empregos diretos no estado. Em Colombo, na região metropolitana, está instalada a maior produtora de cosméticos para hotelaria no Brasil.

Em ano de pandemia, as vendas da empresa despencaram em um mês com o fechamento de diversos hotéis. O proprietário, Mauro Carvalho, conta que a empresa recorreu à produção de álcool em gel para equilibrar as contas.

O Governo do Estado criou o projeto Feito no Paraná, que busca dar mais visibilidade para a produção estadual. O objetivo é estimular a valorização e a compra de mercadorias paranaenses. Empresas paranaenses interessadas em participar do programa podem se cadastrar no site www.feitonoparana.pr.gov.br

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem