Professor da UFPR faz alerta sobre o uso da ivermectina no tratamento da Covid-19

 Professor da UFPR faz alerta sobre o uso da ivermectina no tratamento da Covid-19

Foto: divulgação/Prefeitura de Paranaguá

Um professor da Universidade Federal do Paraná fez um alerta sobre o uso da ivermectina como medicação de uso contínuo contra a Covid-19.

De acordo com o professor do departamento de Medicina Veterinária, Marcelo Beltrão Molento, que estuda o medicamento há 25 anos, os estudos sobre o remédio ficaram concentrados, desde a década de 70, na utilização da ivermectina para controle de parasitas e não há comprovação científica de que o medicamento possa ser eficaz no tratamento dos sintomas da Covid-19. Além disso, não há estudos disponíveis que possam dimensionar como o medicamento reage se combinado com outras drogas.

De acordo com o professor, todos os estudos sobre a interação medicamentosa da ivermectina ainda estão em andamento pelo mundo:

O professor orienta as pessoas a sempre procurarem o serviço médico de referência para a COVID 19, mesmo que prefeituras incentivem o uso do medicamento em larga escala.

Segundo Molento, é preciso ter cuidado porque não existem estudos que comprovam a segurança do medicamento quando combinado com outros remédios:

Por causa do agravamento da crise, vários protocolos têm sido adotados para a utilização do medicamento e, segundo o professor, é isso que mais preocupa os estudiosos:

Outro alerta sobre o uso ivermectina é a utilização de medicamentos à base da substância utilizado em animais, que utilizam doses diferentes das ministradas em humanos e isso sim pode causar intoxicação em seres humanos.

Reportagem: Angela Luvisotto

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos