ParanáCidades

Professor do PR é afastado em investigação de importunação sexual

MP diz que crime contra menina de 14 anos teria sido cometido dentro da sala

 Professor do PR é afastado em investigação de importunação sexual

Foto: https://www.paraisodonorte.pr.leg.br/

O professor de um Colégio Estadual de Paraíso do Norte, no Noroeste do Paraná, foi afastado de forma cautelar do exercício das funções públicas, na investigação do crime de importunação sexual. A decisão alcança ainda a diretora da escola, que teria se omitido ao tomar conhecimento dos fatos.

A Justiça atendeu o pedido do Ministério Público do Paraná (MP), sexta-feira (27). A promotoria divulgou a decisão nesta segunda-feira (30). O processo tramita em segredo de Justiça. Conforme o MP, o professor investigado também é vereador (foto) em Paraíso do Norte.

O caso envolve a prática de ato libidinoso sem o consentimento da vítima. O alvo foi uma menina de 14 anos de idade. A promotoria diz que o crime teria sido praticado no mês passado (dezembro), na sala de aula do colégio.

O MP sustenta que os toques indevidos ficaram demonstrados a partir de depoimentos da aluna e de testemunhas. Os pais da menina procuraram as autoridades policiais e o Conselho Tutelar. Na sequência, o caso chegou ao Ministério Público.

Conforme a promotoria, a diretora do Colégio teria se omitido no dever de proteger a aluna. Ela teria deixado de realizar o acolhimento da vítima, sem promover o imediato encaminhamento para a chamada escuta especializada ou formalização do registro de revelação espontânea. Esse serviço é promovido por profissional técnico habilitado.

O MP afirma que a diretora também não acionou o Conselho Tutelar e as autoridades policiais. Além disso, ela ainda teria ainda colocado a vítima na presença física do professor, a fim de esclarecer o episódio, bem como teria manifestado descrédito quanto ao relato da aluna e de outras adolescentes testemunhas, tentado silenciar o relato, e insinuar que os fatos seriam inventados.

A promotoria lembra que essas condutas violam os direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A diretora é investigada pelos crimes de falsidade ideológica e prevaricação.

LEIA TAMBÉM

A Justiça acolheu o pedido cautelar de afastamento para evitar novas práticas ilícitas e impedir a adulteração de provas. Os investigados ainda estão proibidos de manter contato, por qualquer meio, com a vítima e outras duas testemunhas, pais ou responsáveis e parentes próximos.

A Secretaria Estadual de Educação do Paraná (Seed-PR) disse, em nota, que “casos de assédio, importunação sexual ou qualquer outro ato de violência não são tolerados dentro das escolas estaduais”. A pasta reforça “que os colégios da rede são locais de escuta e acolhimento, priorizando a segurança e a proteção dos estudantes”.

A Secretaria também deve abrir um procedimento interno para apurar os fatos.

NOTA DA SEED-PR

Casos de assédio, importunação sexual ou qualquer outro ato de violência não são tolerados dentro das escolas estaduais. A Seed-PR reforça que os colégios da rede são locais de escuta e acolhimento, priorizando a segurança e a proteção dos estudantes. Em 2022, a Seed-PR promoveu uma série de medidas nesse sentido, como a campanha “Assédio Não!”, para estimular denúncias de assédio sexual em seus estabelecimentos, além de acelerar o processo de apuração de denúncias e acelerar possíveis afastamentos.

Avatar

Cleverson Bravo

Guarapuava tem oferta de bolsas para o projeto Genoma SUS

Guarapuava tem oferta de bolsas para o projeto Genoma SUS

Vagas são para atuar em oito cidades do Brasil e também para trabalho remoto

Dia do Menor Aprendiz: jovens compartilham experiências

Dia do Menor Aprendiz: jovens compartilham experiências

Pessoas de 14 a 24 anos podem participar do programa

Polícia vai indiciar três pessoas por desabamento de supermercado

Polícia vai indiciar três pessoas por desabamento de supermercado

Investigações apontam que os profissionais da construção, em Pontal do Paraná, foram negligentes

Leite em pó e muçarela importados agora terão ICMS

Leite em pó e muçarela importados agora terão ICMS

Projeto acaba com a isenção do imposto e define alíquota de 7%