Professor mostra que é possível pôr em prática o Consumo Colaborativo

 Professor mostra que é possível pôr em prática o Consumo Colaborativo

(Foto: Arquivo pessoal / Rene Seifert)

(Foto: Arquivo pessoal / Rene Seifert)

Quando pensamos no conceito de comércio quase involuntariamente associamos as ideias de “compra” e “venda”. Como consequência, é inevitável se pensar em “dinheiro”. Mas não precisa ser sempre assim, não. Uma região pertinho de Curitiba mostra que é possível pôr em prática o “Consumo Colaborativo”. Imagine só: produzir algo ou prestar algum serviço e trocar o resultado do seu trabalho pelo produto ou serviço prestado por outra pessoa? Isso é realidade na Colônia Witmarsum, que fica a apenas sessenta quilômetros de Curitiba.

A ideia começou a tomar forma com a iniciativa do professor da Escola de Gestão e Economia da Universidade Tecnologia Federal do Paraná (UTFP), Rene Seifert. Tudo teve início com a produção caseira de pão. Renê decidiu produzir o alimento para consumo. No entanto, amigos e conhecidos começaram a pedir o pão para levar para casa.

(Foto: Arquivo pessoal / Rene Seifert)

Renê conta com ajuda de várias pessoas para fazer o pão. Ele faz questão de enfatizar que o trabalho não é feito sozinho. O professor hoje mora na Colônia Witmarsum, mas vem para Curitiba duas vezes na semana para dar aula. Atualmente ele paga o estacionamento próximo à universidade com a entrega de pão. E já foram vários os produtos ou serviços recebidos ao longo dos últimos anos.

Toda semana, 80 kg de pães são produzidos. Metade disso é vendido por valores simbólicos. 40% é trocado por outros produtos ou serviços e outros 10% vão para doação a quem não tem condição financeiras. Para Renê, o principal recado que essa “Troca Colaborativa” passa é a de que existe riqueza que não pode ser contada no dinheiro.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba