Professores das universidades estaduais continuam em greve por tempo indeterminado

Foto: reprodução/ SINDUEPG
Foto: reprodução/ SINDUEPG

Mesmo com a decisão dos professores das escolas estaduais de voltar às salas de aulas, os docentes das universidades estaduais continuam em greve. Nesta quarta-feira (10) à tarde os professores das instituições de ensino superior, que estão com as atividades paralisadas há cerca de 45 dias, vão participar da sessão da Assembleia Legislativa, na tentativa de propor uma emenda ao projeto que prevê o reajuste dos servidores e para acompanhar o início da votação da proposta.

O texto indica um reajuste salarial de 3,45% em outubro deste ano, referente a inflação de maio a dezembro do ano passado. Já a inflação de 2015 deve ser zerada em janeiro de 2016, e as perdas inflacionárias de 2016 serão pagas em janeiro de 2017, quando os servidores também devem ter um adicional de 1%. Segundo o integrante do comando de greve das universidades estaduais, Denny Willian da Silva, a proposta do governo não é aceitável e os professores continuam reivindicando reajuste de 8,17%, para repor a inflação.

Com a continuidade da paralisação por tempo indeterminado, os vestibulares que seriam realizados este ano foram suspensos. Os processos seletivos devem ser retomados no início do ano que vem.

As assembleias para discutir os rumos da greve começaram a ser realizadas na última terça-feira (09) e seguem até sexta-feira (12) nas universidades. Na última terça-feira (09) a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) confirmou que os alunos do 5º ano do curso de direito conseguiram uma liminar para que as aulas retornem ainda esta semana. Os formandos do curso de medicina já tinham obtido uma liminar parecida no final do mês de maio para que o estágio nos hospitais fosse mantido durante a paralisação.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.