Profissionais estão mais sobrecarregados em home office, segundo pesquisa

 Profissionais estão mais sobrecarregados em home office, segundo pesquisa

Foto: divulgação/Unsplash

christin-hume-Hcfwew744z4-unsplash
Foto: divulgação/Unsplash

Os profissionais que estão trabalhando em casa se sentem mais sobrecarregados e o ritmo do serviço está mais acelerado. Já a flexibilidade de horário e não enfrentar trânsito são alguns dos pontos positivos.

A pesquisa foi realizada pelo Grupo Estudo Trabalho e Sociedade (GETS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com a Rede de Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (Remir). A análise buscou compreender as mudanças de trabalho devido a pandemia da covid-19 e entrevistou em torno de mil profissionais de diferentes segmentos.

A auxiliar administrativa, Victoria Monteiro, não foi uma das entrevistadas, mas percebeu as mudanças com o home office. Ela começou a trabalhar nessa modalidade desde o final do mês de março. Para ela, um dos pontos positivos de trabalhar em casa é a maior comodidade. Porém, o trabalho está mais exigente.

Segundo a pesquisa, 34% dos entrevistados estão exercendo as atividades por mais de oito horas diárias e 48% afirmaram que o ritmo de trabalho está mais acelerado. Outra dificuldade foi a falta de interação com os colegas, 60% disseram que sentem a ausência de contato com os colaboradores. Já 54% confirmaram que as interrupções atrapalham no momento de trabalho como também 52% disseram que sentem dificuldade de separar a vida profissional da vida familiar.

A psicóloga, Taís Barth afirma que uma das maiores preocupações do profissional é a gestão de tempo.  

Além da administração do tempo, a pressão com o trabalho em casa também é uma das adversidades. A especialista em Gestão de Recursos Humanos destaca que é necessário organizar a rotina para ter momentos de descanso e de cuidados pessoais.

Na pesquisa, os entrevistados revelaram que os pontos positivos da modalidade home office são a flexibilidade de horário (69%), não enfrentar o trânsito (66%) e a menor preocupação com a aparência (58%). Para o estagiário de comunicação, Lucas Basilio, a interrupção dos familiares é um problema, mas mesmo assim, ele acredita que há pontos positivos como a tecnologia que auxilia muito no trabalho em casa. 

Para debater sobre os resultados do estudo, os envolvidos na análise irão fazer uma conferência nesta sexta-feira (17), às 10 horas. O link para acessar a conferência, você encontra aqui: https://www.youtube.com/channel/UC6m52P_JqVAkXqxMmR1xFLA/?guided_help_flow=5 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem