Programa Café do Iapar pretende aprimorar a produção da bebida no Paraná

 Programa Café do Iapar pretende aprimorar a produção da bebida no Paraná

Foto: Iapar/ANPr

Foto: divulgação/Iapar/ANPr

Para aprimorar o café produzido no Estado, o Instituto Agronômico do Paraná, tem desenvolvido pesquisas relacionadas a ampliação da variedade de sementes e a melhoria na qualidade da bebida com estudos relacionados também a resistência às pragas e doenças. Um dos resultados do Programa Café do Iapar foi a obtenção da Indicação Geográfica da semente do Norte Pioneiro. De acordo com a coordenadora do programa, Patrícia Santoro, o selo agrega valor ao produto e dá visibilidade à região.

O consumidor valoriza o produto diferenciado.

Uma das ações do projeto é voltado para os sistemas agroflorestais, com a mescla de áreas de plantio de café e de outras árvores, como a seringueira. A medida auxilia na qualidade física dos grãos que são colhidos já que as mudas ficam menos expostas ao Sol, com o sombreamento promovido pelas árvores mais altas.

Para incentivar o aprimoramento da plantação e colheita do café, o Iapar também organiza todos os anos duas competições de cafés especiais. O Concurso Café Qualidade Paraná e o CUP de Cafés Especiais das Mulheres do Norte Pioneiro buscam reconhecer o trabalho dos agricultores em produzir bebidas de qualidade superior.

Avatar

Band News FM

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem