Paraná

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

 Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Foto: Albari Rosa/ SESA

O programa Opera Paraná deve proporcionar cerca de 60 mil cirurgias eletivas a mais este ano. Com investimento recorde de R$ 150 milhões de reais do Tesouro do Estado, a implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera que teve um acréscimo considerável com a pandemia. Além disso, o Opera Paraná reforça a regionalização da Saúde, expandindo a oferta dos serviços e dando oportunidade de todos os hospitais, de pequeno a grande porte, a participarem desta ação.

O Estado fará o edital e os hospitais que conseguirem realizar as operações vão efetivar a adesão.  O anúncio foi oficializado em Curitiba no 14º Seminário da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa). A destinação do recurso foi formalizada por meio de uma resolução e deve abranger os mais diversos serviços de Saúde do Estado, desde que se enquadrem nas normativas da resolução. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, diversas especialidades vão ser contempladas no programa.

Atualmente, estima-se que pelo menos 200 mil procedimentos eletivos e 300 mil consultas médicas especializadas, caracterizados como prioritários, precisem ser realizados no Paraná. A fila destes procedimentos está sendo compilada em um programa de gestão que integre os sistemas do Estado, município e consórcios. Este ano, o Estado deve realizar além das 60 mil cirurgias pelo programa, aproximadamente 250 mil cirurgias dentro do cronograma padrão e ainda as 60 mil dentro da programação extra.

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Intenção de consumo do paranaense cresce em setembro

Intenção de consumo do paranaense cresce em setembro

Alta de setembro foi de 4% e voltou a patamar de satisfação com 100,8 pontos

300 mil domicílios do Paraná não têm acesso à internet

300 mil domicílios do Paraná não têm acesso à internet

Segundo o IBGE, o acesso à rede cresceu 5 pontos porcentuais, chegando a 90%

Primavera começa com baixas temperaturas

Primavera começa com baixas temperaturas

Expectativa é de chuvas influenciadas pelo La Niña