Paraná

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

 Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Foto: Albari Rosa/ SESA

O programa Opera Paraná deve proporcionar cerca de 60 mil cirurgias eletivas a mais este ano. Com investimento recorde de R$ 150 milhões de reais do Tesouro do Estado, a implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera que teve um acréscimo considerável com a pandemia. Além disso, o Opera Paraná reforça a regionalização da Saúde, expandindo a oferta dos serviços e dando oportunidade de todos os hospitais, de pequeno a grande porte, a participarem desta ação.

O Estado fará o edital e os hospitais que conseguirem realizar as operações vão efetivar a adesão.  O anúncio foi oficializado em Curitiba no 14º Seminário da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa). A destinação do recurso foi formalizada por meio de uma resolução e deve abranger os mais diversos serviços de Saúde do Estado, desde que se enquadrem nas normativas da resolução. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, diversas especialidades vão ser contempladas no programa.

Atualmente, estima-se que pelo menos 200 mil procedimentos eletivos e 300 mil consultas médicas especializadas, caracterizados como prioritários, precisem ser realizados no Paraná. A fila destes procedimentos está sendo compilada em um programa de gestão que integre os sistemas do Estado, município e consórcios. Este ano, o Estado deve realizar além das 60 mil cirurgias pelo programa, aproximadamente 250 mil cirurgias dentro do cronograma padrão e ainda as 60 mil dentro da programação extra.

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

BR-277: 10 quilômetros de fila em Morretes, no sentido Curitiba

BR-277: 10 quilômetros de fila em Morretes, no sentido Curitiba

Permanece o desvio operacional no quilômetro 42, na Serra do Mar

Milho embarcado em Paranaguá cresce 161% em janeiro

Milho embarcado em Paranaguá cresce 161% em janeiro

Paraná é o segundo estado do país com maior número de plantas autorizadas

Obra da Orla de Matinhos atinge 67% de conclusão

Obra da Orla de Matinhos atinge 67% de conclusão

O investimento do governo na obra de revitalização é de R$ 500 milhões