Paraná

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

 Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Foto: Albari Rosa/ SESA

O programa Opera Paraná deve proporcionar cerca de 60 mil cirurgias eletivas a mais este ano. Com investimento recorde de R$ 150 milhões de reais do Tesouro do Estado, a implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera que teve um acréscimo considerável com a pandemia. Além disso, o Opera Paraná reforça a regionalização da Saúde, expandindo a oferta dos serviços e dando oportunidade de todos os hospitais, de pequeno a grande porte, a participarem desta ação.

O Estado fará o edital e os hospitais que conseguirem realizar as operações vão efetivar a adesão.  O anúncio foi oficializado em Curitiba no 14º Seminário da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa). A destinação do recurso foi formalizada por meio de uma resolução e deve abranger os mais diversos serviços de Saúde do Estado, desde que se enquadrem nas normativas da resolução. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, diversas especialidades vão ser contempladas no programa.

Atualmente, estima-se que pelo menos 200 mil procedimentos eletivos e 300 mil consultas médicas especializadas, caracterizados como prioritários, precisem ser realizados no Paraná. A fila destes procedimentos está sendo compilada em um programa de gestão que integre os sistemas do Estado, município e consórcios. Este ano, o Estado deve realizar além das 60 mil cirurgias pelo programa, aproximadamente 250 mil cirurgias dentro do cronograma padrão e ainda as 60 mil dentro da programação extra.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

BR-277 tem trecho com deslizamento de terra em Campo Largo

BR-277 tem trecho com deslizamento de terra em Campo Largo

O deslizamento é no quilômetro 108, no sentido Curitiba.

Conflito entre Israel e Irã pode afetar a economia do Paraná

Conflito entre Israel e Irã pode afetar a economia do Paraná

O país árabe atingiu bases militares israelenses no último sábado (13)

Número de doadores de sangue cai no Paraná

Número de doadores de sangue cai no Paraná

Hemepar afirma que apenas em Curitiba, já houve queda de 15% no número de doações.