ParanáGeral

Programa seleciona professores para capacitação no exterior

Os cursos serão ministrados em português no Canadá e em inglês na Finlândia

 Programa seleciona professores para capacitação no exterior

Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

Estão abertas as inscrições para o programa de intercâmbio “Ganhando o Mundo’’, lançado hoje (segunda-feira, 30) mais uma edição, voltado aos professores e pedagogos da rede estadual de ensino do Paraná.

Veja mais:

Os destinos são Finlândia e Canadá, onde os candidatos selecionados terão uma experiência de até quatro semanas de formação continuada em uma instituição de ensino superior. Para se inscrever, é preciso ser professor ou pedagogo QPM (Quadro Próprio do Magistério) atuando na rede pública estadual.

Também é necessário ter participado do programa Formadores em Ação, da Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) — ou como cursista em 2022 ou como professor formador suprido para atuar em 2023. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário (deve ser acessado com o @escola).

Ao todo, são 96 vagas, destas, 63 são para professor ou pedagogo formador e 33 são para professor ou pedagogo cursista. O secretário da Educação Roni Miranda, ressalta a importância desse programa.

Os cursos ofertados tratam de temas como gestão de sala de aula, metodologias ativas, currículo por habilidades e competências, orientação pedagógica, sistema educacional local, avaliação de aprendizagem, educação inclusiva, além de momentos de vivência nas escolas de educação básica do país.

As aulas serão ministradas em português no Canadá e em inglês na Finlândia. São 24 vagas para a Häme University of Applied Sciences, na Finlândia, e 72 vagas para instituições canadenses que integram a associação Colleges and Institutes Canada.

Após concluir o período de formação, os professores e pedagogos terão mais quatro semanas de mentoria on-line com profissionais das instituições de ensino onde fizeram o intercâmbio. Essa etapa os auxiliará a implementar no Brasil os projetos que foram desenvolvidos durante o intercâmbio.  

Reportagem: Giovanna Retcheski, com supervisão de Leonardo Gomes

Avatar

Giovanna Retcheski

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

O corpo foi jogado na Praia Central de Guaratuba

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

O tombamento da carreta foi no sentido litoral

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666