COLUNAS

Colunistas // Antonio Carlos da Silva

Avatar

Associação Borda Viva transformaram a vida da comunidade e beneficiaram mais de 100 mil pessoas

 Programa social com apoio da Renault completa 10 anos

São José dos Pinhais, PR – 28.06.2016: Fachada da nova sede da Associação Borda Viva. Foto: Daniel Derevecki/La Imagem

Em 2002 nasceu no bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais, o programa Borda Viva,  fundado à época por uma liderança religiosa. A vulnerabilidade social da comunidade e as necessidades latentes por alimentação e oportunidades foram o plano de fundo para as primeiras iniciativas em torno da cozinha comunitária e agricultura familiar. E há 17 anos a entidade é apoiada pelo Instituto Renault.

Vinte anos se passaram. O programa social deu lugar a um projeto de empreendedorismo social, que adotou como estratégia a geração de renda para promover a inclusão social e econômica das pessoas e também contribuir para o desenvolvimento da região da Borda do Campo.

Em 20 anos, os projetos da Associação Borda Viva transformaram a vida da comunidade e beneficiaram mais de 100 mil crianças, jovens e adultos.

Entre os programas têm a cozinha social que visa alimentar crianças em idade escolar em situação de vulnerabilidade social. Outra importante frente é a Casa da Costura que reutiliza aparas e sobras da fabricação de carros da Renault e total já foram vendidos mais de 315 mil produtos feitos pela Casa da Cultura.

Antonio Carlos da Silva para a BandNews FM

Avatar

Antonio Carlos da Silva