Projeto de capacitação em política estimula candidaturas de mulheres

(Foto: divulgação)

Com a intenção de estimular a participação de mulheres na política, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná lança um programa de capacitação voltado a moradoras de Curitiba e região. A previsão é mais tarde expandir o projeto “Mulheres na Política: Construindo Candidaturas” para outras cidades do estado. As inscrições foram abertas nesta quinta-feira (3) e são 180 vagas gratuitas para as palestras que serão oferecidas nos dias 19 e 26 de outubro, das 9h às 18h.

O curso foi organizado e oferecido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE). Professoras, advogadas e servidores da Justiça Eleitoral vão apresentar às inscritas informações sobre temas como filiação partidária, registro de candidatura, media training, comunicação de campanha e prestação de contas.

O diretor executivo da Escola Judiciária, juiz Carlos Ritzmann, diz que a legislação que estabelece uma cota de candidaturas de mulheres não tem sido suficiente para aumentar a representatividade feminina na atividade política.

Assim como em outros setores da sociedade, a falta de mulheres em posições de comando nos partidos políticos é considerada um dos fatores de desigualdade na política. Carlos Ritzmann diz que não falta capacidade a elas, mas oportunidade.

As inscrições para o ciclo de capacitação “Mulheres na Política: Construindo Candidaturas” podem ser feitas pelo site do TER (ter-pr.jus.br). Para se inscrever, clique aqui.

Reportagem: Lenise Klenk