Projeto de leitura de Ponta Grossa concorre ao Prêmio Jabuti

 Projeto de leitura de Ponta Grossa concorre ao Prêmio Jabuti

(Foto: reprodução/Facebook)

(Foto: reprodução/Facebook)

“Aproximar livros sem leitores de leitores sem livros”. É com esse lema que nasceu o projeto Pegaí Leitura Grátis. A iniciativa existe há seis anos e é viabilizada por um grupo de voluntários de Ponta Grossa. A ideia nasceu do professor universitário Idomar Cerutti.

Em entrevista ao programa CulturAção, da Tv Educativa, o idealizador conta que decidiu coletar livros da comunidade e de editoras e disponibilizá-los em estantes espalhadas pela cidade.

O projeto cresceu e hoje está presente em 14 cidades paranaenses. A iniciativa é democrática: qualquer pessoa pode pegar um livro na estante, levar pra casa e depois devolver em um ponto de coleta.

Cerca de 6 mil livros são arrecadados por mês pelo projeto que ainda imprime exemplares a baixo custo com a autorização dos autores. Por meio de uma parceria com o Departamento Penitenciário do Paraná, detentos auxiliam restaurando obras que estão danificadas.

É o Hospital de Livros, que amplia o tempo de vida dos exemplares e ainda possibilita que os presos trabalhem para remissão da pena (a cada três dias trabalhados um é retirado do tempo total da condenação).

O reconhecimento do projeto veio neste ano: o Pegaí Leitura Grátis foi um dos 10 selecionados na categoria Fomento à Leitura para a edição número 61 do Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira. Quem quiser conhecer mais sobre o programa pode acessar o site: pegai.info.

Reportagem: Juliana Goss

(Foto: reprodução/Facebook)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem