Projeto de pesquisa cria membrana que ajuda na formação de pele, osso e cartilagem

 Projeto de pesquisa cria membrana que ajuda na formação de pele, osso e cartilagem

Foto: divulgação/UEL

Foto: divulgação/UEL

Uma membrana capaz de ajudar na formação de pele, osso e cartilagem. Esse é o resultado de um projeto de uma pesquisa do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia, do Centro de Ciências Exatas da UEL, a Universidade Estadual de Londrina, no Norte do Paraná. A iniciativa é liderada pelo professor Cesar Augusto Tischer, do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia. Ele explica que, a partir do plástico biodegradável, é possível criar uma estrutura para o suporte que proporciona o crescimento de células.

Segundo o professor, em uma impressora 3D, por exemplo, é possível imprimir uma estrutura em formato de orelha e aplicar a membrana que serve como promotora para a proliferação das células.

O projeto de pesquisa tem a participação de professores, alunos de iniciação científica e programas de mestrado e doutorado. O processo de testes em animais, atualmente, é feito com células de rato. Para que seja feito em humanos, muitas etapas precisam ser vencidas. O projeto de pesquisa termina em 2021 e as perspectivas, de acordo com o professor, são boas. Ele conta que os protótipos para desenvolvimento de células de pele, osso e cartilagem são um estágio anterior ao desenvolvimento de outros tecidos mais complexos e acredita que o desenvolvimento de órgãos vitais, como fígado, pâncreas e coração, deve ocorrer em um período de 10 a 20 anos.

Por enquanto, segundo o professor, a biocompatibilidade é usada para chegar a muitos produtos.

Entre os interessados no projeto estão empresas que buscam a nanocelulose bacteriana para a produção de cremes hidratantes e antienvelhecimento.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem