Projeto do Canal do Viradouro é apresentado em evento náutico
Projeto de reativação foi apresentado pelo governador Ratinho Junior no 9º Congresso Internacional Náutica
Melhorar as condições de navegabilidade do Canal do Varadouro para facilitar a vida das comunidades ribeirinhas e fomentar o turismo de base comunitária na região de Paranaguá (PR) e Cananéia (SP). Esse é o objetivo do Anteprojeto de Dragagem, de Sinalização Náutica e de Instalações de Apoio ao Turismo no Canal, elaborado pela Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) a partir de um contrato celebrado com o Paraná Projetos, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento. O Governo do Estado contratou os estudos para explorar o potencial turístico da faixa litorânea, que tem cerca de 6 quilômetros de extensão e conecta Paranaguá a Cananéia (SP), passando pela Ilha das Peças e Ilha de Superagui.
LEIA MAIS
O projeto de reativação foi apresentado nesta semana pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no 9º Congresso Internacional Náutica, dentro da programação do São Paulo Boat Show 2024, maior salão náutico da América Latina.
O canal foi aberto nos anos 1950, mas sua utilização remonta a uma época anterior à chegada dos portugueses na América do Sul. A exploração da atividade náutica na região faz parte de um grande planejamento para o desenvolvimento dos diferentes segmentos turísticos do Paraná. A pesca esportiva é o segundo esporte mais praticado no Brasil, movimentando as regiões costeiras.
Entre as novidades do projeto está a construção de apoios náuticos com estruturas de madeira que incluem banheiros, conveniências, ambulatório e áreas de espera.
Reportagem: Marlon Santiago